Previsão do Tempo

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

9 de Janeiro - Dia de São Julião

Dia de São Julião


O Dia de São Julião celebra-se a 9 de janeiro.
São Julião de Antioquia (ou de Antinoe, Egito, como se descobriu mais tarde) foi um mártir do séc. IV, falecido provavelmente a 9 de Janeiro de 302.
Filho de uma família cristã, Julião casou com a jovem Basilissa aos 18 anos, a pedido da família. Ambos manifestaram o desejo de servir unicamente a Deus e fizeram o pacto de manter a castidade e ajudar os necessitados. Com a morte dos pais, o casal fez da casa um hospício com capacidade para mil pobres. Julião encarregou-se da ala masculina e Basilissa da feminina.
Julião foi denunciado às autoridades por albergar cristãos e como se recusou a abandonar a fé em Cristo e a adorar os ídolos pagãos foi torturado por um longo período até morrer. Basilissa terá conseguido ainda ajudar os pobres e leprosos até falecer, a 18 de Novembro de 304.
Julião e Basilissa são lembrados pela Igreja Católica a 6 de Janeiro, segundo o último ajuste oficial no Martirológio Romano. Em locais como a Figueira da Foz, São Julião é celebrado ainda a 9 de janeiro. Além da Figueira, existem mais 35 freguesias em Portugal cujo orago é S. Julião, mas não se trata sempre da mesma entidade, visto existirem diferentes santos com o nome de Julião.

Sem comentários:

Enviar um comentário