O termo "Grécia" tem uma origem complexa e histórica, remontando aos tempos antigos.
Os habitantes antigos, ou helenos, como eram conhecidos, não se referiam a si mesmos como "gregos" inicialmente.
O termo "heleno" tem sua origem na mitologia grega, onde Heleno era o filho do rei Deucalião e da rainha Pirra, sobreviventes do dilúvio.
No entanto, historicamente, os gregos se autodenominavam de acordo com sua cidade-estado de origem, como atenienses, espartanos, coríntios, entre outros.
"Grécia" começou a ser amplamente utilizado pelos romanos para se referir à região habitada pelos helenos, especialmente após a conquista romana da região em meados do século II a.C.
O uso do termo pelos romanos se deve em parte à influência cultural e intelectual que a Grécia exerceu sobre o Império Romano, especialmente nas áreas de filosofia, literatura, política e arte.
Os antigos helenos se estabeleceram na península balcânica e nas ilhas adjacentes por volta do segundo milênio a.C., formando uma série de civilizações distintas, como a civilização minoica em Creta e a civilização micênica no continente. Essas civilizações formaram a base da cultura grega clássica que floresceu durante os períodos arcaico e clássico.
Durante os tempos antigos, várias civilizações e povos interagiram com os helenos e usaram termos diferentes para se referir a eles.
Por exemplo, os egípcios os chamavam de "Yavanu" e os persas os chamavam de "Yauna",esses termos provavelmente se originaram do termo grego "Ion", uma das tribos gregas antigas.
De maneira geral a palavra "Grécia" evoluiu ao longo do tempo, principalmente através do contato com culturas estrangeiras, como os romanos, e acabou sendo adotada como o nome convencional para a terra habitada pelos helenos, enquanto estes se autodenominavam de acordo com suas cidades-estado individuais.
Sem comentários:
Enviar um comentário