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quarta-feira, 4 de julho de 2012

Associação de Ensino Superior Privado teme efeitos do caso Relvas na...



O Presidente da Associação de Ensino Superior Privado diz que o processo da licenciatura do ministro Miguel Relvas tem que ser esclarecido. João Redondo teme que casos como este possam manchar a reputação das instituições de ensino.

Isto foi há trinta anos, Mundial 1982: Italia Brasil 3-2





Considerado o melhor jogo de Copa do Mundo de todos os tempos, este pode ser incluído também como o maior jogo já joguei. O Brasil, que tinha encantado o torneio com displays requintadas de futebol de ataque despreocupado que oprimido defesas opostas necessários apenas um ponto para avançar para as semifinais - mas jogar por um empate era contrário ao estilo do Brasil. A arrogância cintilante e habilidade de Sócrates, Zico e Falcão ainda é lembrado por muitos puristas como representando o ponto alto poética do "jogo bonito" para a geração pós-Pelé dos jogadores brasileiros, e de ter demolido cada equipe que enfrentou ao longo do caminho , eles estavam confiantes de entrar no jogo Itália.
Eles foram picados por 5 minutos em um gol de cabeça de Paolo Rossi, retornou recentemente de uma suspensão de dois anos, resultando de um escândalo de manipulação de resultados. Uma troca de tirar o fôlego de passes entre Sócrates e Zico abriu a defesa italiana de aço, permitindo que o capitão filosoficamente chamado a marcar um dos melhores golos do torneio.Mas descontração dos brasileiros custar-lhes caro quando um erro de estudante por Cerezo Rossi dotado um segundo gol. Brasil empatou novamente no segundo semestre, mas o terceiro Rossi, de um canto mal defendido, quebrou corações brasileiros. A pontuação de 3-2 para a Itália realizada, e os gigantes brasileiros haviam sido eliminados pelos italianos eficiente e, nomeadamente, pelo muito criticado Paolo Rossi, que passou a marcar dois gols na semi-final contra a Polônia e um no vitoriosa final contra a Alemanha Ocidental, o que lhe valeu a Bota de Ouro do torneio eo herói da vitória italiana Copa do Mundo.
equipe italiana foi um inferno de um bom time. Não deveria ser tão surpreendente que eles ganhariam qualquer outra equipe, incluindo o Brasil.Zoff foi envelhecido quarenta, e estava presente quando a Itália for necessário.Cabrini, Tardelli, Antognoni, Graziani, Conti foram todos bons individualmente, mas muito mais como um grupo. Paolo Rossi fez o que se espera de um atacante: gols quando as oportunidades surgirem.
Itália passou a ganhar o torneio, tornando o jogo contra o Brasil uma lição sobre como ganhar a Copa do Mundo exige um casamento de atacar talento e garra defensiva.
Do muitos encontros lendários entre Brasil e Itália na Copa do Mundo, este foi provavelmente o mais emocionante. FIFA considerado Itália - Brasil 1982 um dos jogos clássicos de todas as Copas do Mundo.

Doutor instantaneo - Mixordia de Tematicas [04-07-2012]

Santana Castilho e Diretor da Régua...





 
 
 

04/07/2012

A paranóia normativa e a permissividade escandalosa

Público, 4 de Julho de 2012
A paranóia normativa e a permissividade escandalosa
Santana Castilho *

1. Voltámos ao tempo das torrentes de legislação selvagem na Educação. Vale tudo para impor o reformismo louco de Nuno Crato. Menorizar as actividades físicas e desportivas da juventude em idade escolar é intelectualmente retrógrado, factualmente estúpido e pedagogicamente criminoso. Pôr os alunos do 1º ciclo a fazer exames no início do 3º período é demência pedagógica. Que vida terão no 3º período os professores e os alunos que já fizeram exame e já "passaram"? Prolongar por mais um mês o ano-lectivo para os alunos que vão "chumbar", depois de durante o ano se terem retirado recursos para resolver problemas específicos de aprendizagem, é masoquismo pedagógico. Quem assim decide saberá em que condições chegam ao fim do ano professores e alunos? Pensar em novos "cursos de ensino vocacional" para crianças de nove ou dez anos de idade é darwinismo pedagógico, que anseia pela próxima etapa: ferrá-las no berço. Ordenar aos directores que indiquem a componente lectiva dos seus docentes, de dois a seis de Julho, quando tudo o que é necessário para a calcular não é ainda conhecido, é aldrabice pedagógica. 

A última pérola da paranóia normativa do ministro, as metas curriculares para o ensino básico, foi apresentada em conferência de imprensa. Nuno Crato, definitivamente convertido ao "eduquês", disse que se destinam "a definir com clareza o que se quer que cada aluno aprenda" e que são "objectivos cognitivos muito claros para professores e alunos". Oh, se são! Tão claros (especialmente para alunos) como se depreende dos nacos que transcrevo, a título de exemplo (os três primeiros de Português e os dois últimos de Educação Visual):

 - "Ler pelo menos 45 de 60 pseudo-palavras (sequências de letras que não têm significado mas que poderiam ser palavras em português) monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas (em 4 sessões de 15 pseudo-palavras cada). "
- " Ler corretamente, por minuto, no mínimo 40 palavras de uma lista de palavras de um texto apresentadas quase aleatoriamente".
- " Reunir numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras ( por exemplo, "cachorro irritado" --> "Ki"), cometendo poucos erros".
- "Distinguir características dos vários materiais riscadores…"
- "Reconhecer e articular elementos da Teoria da Gestalt no âmbito da comunicação (continuidade, segregação, semelhança, unidade, proximidade, pregnância e fechamento)." 

Gosto particularmente, em matéria de clareza, do "quase aleatoriamente" (julgava eu que ou era aleatoriamente ou sequencialmente e fim de papo) e do "cometendo poucos erros" (dez serão poucos?). Em matéria de erudição desvanecem-me, dado que nos ocupamos do ensino básico, aquela cena do "cachorro irritado", os "materiais riscadores", a "pregnância" e o "fechamento". Se quiserem muito mais, sirvam-se. Só para o Português e Matemática são para aí 180 objectivos e só 700 descritores. Fora o resto. É óbvio que meninos e professores agora é que se vão concentrar em tão poucas metas, os primeiros aprendendo como nunca e os segundos ensinando como jamais.
 
2. A história é rápida de contar mas já demorou demasiado a resolver. A 16 de Julho de 2011, verificou-se a eleição do actual director do Agrupamento de Escolas de Dr. João Araújo Correia, de Peso da Régua. O acto viria a ser impugnado junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela, por outro candidato, que alegou ter o eleito prestado falsas declarações, designadamente dizendo possuir uma licenciatura que nunca possuiu. Do mesmo passo, a Inspecção-Geral da Educação e Ciência abriu um inquérito. Passou quase um ano e não há decisão sobre uma coisa que não precisaria de qualquer inquérito. Com efeito, é exigível que os serviços administrativos certifiquem, na hora, se um professor é licenciado ou não, sendo certo que há anos lhe paga como tal e até o nomeou Professor Titular, quando a categoria existia e exigia o grau de licenciado. A universidade onde o director estudou certificou que ele não tinha concluído a licenciatura. Essa certidão é do conhecimento dos intervenientes. Entretanto, houve decisão judicial, que anulou o acto de admissão a concurso do actual director, considerou que ele prestou falsas declarações no que toca à licenciatura e mandou repetir o processo, com a sua exclusão. Desta decisão podia recorrer o director, que recorreu, e a Direção-regional de Educação do Norte que, ao não recorrer, aceitou a decisão do tribunal. Exige-se, agora, rápida prova de vida do secretário de Estado do Ensino e Administração Educativa, que também está ao corrente desta saga, ou do director-regional de educação do Norte ou da inspectora-geral da Educação e Ciência. Ou deles todos, de mãozinhas dadas, por causa dos papões autárquicos. É que o processo judicial é uma coisa e o disciplinar outra. Conhecida a falta, correm prazos e há prescrições. O costume.
 
* Professor do ensino superior (s.castilho@netcabo.pt)



--
João J. C.Couto

Balada da Neve,,,,,,,.avi

A paranóia normativa e a permissividade escandalosa

A paranóia normativa e a permissividade escandalosa
Público, 4 de Julho de 2012A paranóia normativa e a permissividade escandalosa
Santana Castilho *


 

1. Voltámos ao tempo das torrentes de legislação selvagem na Educação. Vale tudo para impor o reformismo louco de Nuno Crato. Menorizar as actividades físicas e desportivas da juventude em idade escolar é intelectualmente retrógrado, factualmente estúpido e pedagogicamente criminoso. Pôr os alunos do 1º ciclo a fazer exames no início do 3º período é demência pedagógica. Que vida terão no 3º período os professores e os alunos que já fizeram exame e já “passaram”? Prolongar por mais um mês o ano-lectivo para os alunos que vão “chumbar”, depois de durante o ano se terem retirado recursos para resolver problemas específicos de aprendizagem, é masoquismo pedagógico. Quem assim decide saberá em que condições chegam ao fim do ano professores e alunos? Pensar em novos “cursos de ensino vocacional” para crianças de nove ou dez anos de idade é darwinismo pedagógico, que anseia pela próxima etapa: ferrá-las no berço. Ordenar aos directores que indiquem a componente lectiva dos seus docentes, de dois a seis de Julho, quando tudo o que é necessário para a calcular não é ainda conhecido, é aldrabice pedagógica.
A última pérola da paranóia normativa do ministro, as metas curriculares para o ensino básico, foi apresentada em conferência de imprensa. Nuno Crato, definitivamente convertido ao “eduquês”, disse que se destinam “a definir com clareza o que se quer que cada aluno aprenda” e que são “objectivos cognitivos muito claros para professores e alunos”. Oh, se são! Tão claros (especialmente para alunos) como se depreende dos nacos que transcrevo, a título de exemplo (os três primeiros de Português e os dois últimos de Educação Visual):
- “Ler pelo menos 45 de 60 pseudo-palavras (sequências de letras que não têm significado mas que poderiam ser palavras em português) monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas (em 4 sessões de 15 pseudo-palavras cada). “
- “ Ler corretamente, por minuto, no mínimo 40 palavras de uma lista de palavras de um texto apresentadas quase aleatoriamente”.
- “ Reunir numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras ( por exemplo, “cachorro irritado” --> “Ki”), cometendo poucos erros”.
- “Distinguir características dos vários materiais riscadores…”
- “Reconhecer e articular elementos da Teoria da Gestalt no âmbito da comunicação (continuidade, segregação, semelhança, unidade, proximidade, pregnância e fechamento).”
Gosto particularmente, em matéria de clareza, do “quase aleatoriamente” (julgava eu que ou era aleatoriamente ou sequencialmente e fim de papo) e do “cometendo poucos erros” (dez serão poucos?). Em matéria de erudição desvanecem-me, dado que nos ocupamos do ensino básico, aquela cena do “cachorro irritado”, os “materiais riscadores”, a “pregnância” e o “fechamento”. Se quiserem muito mais, sirvam-se. Só para o Português e Matemática são para aí 180 objectivos e só 700 descritores. Fora o resto. É óbvio que meninos e professores agora é que se vão concentrar em tão poucas metas, os primeiros aprendendo como nunca e os segundos ensinando como jamais.


2. A história é rápida de contar mas já demorou demasiado a resolver. A 16 de Julho de 2011, verificou-se a eleição do actual director do Agrupamento de Escolas de Dr. João Araújo Correia, de Peso da Régua. O acto viria a ser impugnado junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela, por outro candidato, que alegou ter o eleito prestado falsas declarações, designadamente dizendo possuir uma licenciatura que nunca possuiu. Do mesmo passo, a Inspecção-Geral da Educação e Ciência abriu um inquérito. Passou quase um ano e não há decisão sobre uma coisa que não precisaria de qualquer inquérito. Com efeito, é exigível que os serviços administrativos certifiquem, na hora, se um professor é licenciado ou não, sendo certo que há anos lhe paga como tal e até o nomeou Professor Titular, quando a categoria existia e exigia o grau de licenciado. A universidade onde o director estudou certificou que ele não tinha concluído a licenciatura. Essa certidão é do conhecimento dos intervenientes. Entretanto, houve decisão judicial, que anulou o acto de admissão a concurso do actual director, considerou que ele prestou falsas declarações no que toca à licenciatura e mandou repetir o processo, com a sua exclusão. Desta decisão podia recorrer o director, que recorreu, e a Direção-regional de Educação do Norte que, ao não recorrer, aceitou a decisão do tribunal. Exige-se, agora, rápida prova de vida do secretário de Estado do Ensino e Administração Educativa, que também está ao corrente desta saga, ou do director-regional de educação do Norte ou da inspectora-geral da Educação e Ciência. Ou deles todos, de mãozinhas dadas, por causa dos papões autárquicos. É que o processo judicial é uma coisa e o disciplinar outra. Conhecida a falta, correm prazos e há prescrições. O costume.

* Professor do ensino superior (s.castilho@netcabo.pt)

Relvas fez num ano licenciatura com 36 cadeiras distribuídas por seis semestres




O ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares Miguel Relvas fez em apenas um ano uma licenciatura que tem um plano de estudos de 36 cadeiras, distribuídas por três anos lectivos. Relvas requereu a admissão à Universidade Lusófona de Lisboa em Setembro de 2006. E concluiu a licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais em Outubro de 2007.


Uma cadeira feita, segundo os jornalistas conseguiram apurar, com 10 valores...
É um insulto ao ensino superior. Toda esta gente é um insulto à educação. Parece-me cada vez mais que o comboio perdeu definitivamente o rumo.

Revista de Imprensa 04-07-2012



Roberto Carlos - Concerto Acustico [Legendado]

A solução do problema grego - Pedro Miguel Ribeiro / Luís Filipe Borges ...

Mas que grande bebedeira!...

Eis o motivo do Tarzan estar sempre a gritar

Indicação de docentes para "horário zero" Docentes sem componente letiva

Indicação de docentes para "horário zero"

Docentes sem componente letiva


Vejam informação da Fenprof no Link em baixo

http://www.spn.pt/?aba=27&mid=115&cat=9&doc=3170

terça-feira, 3 de julho de 2012

Este governo não pára, mais uma iniciativa e um belo exemplo.

Foto: Começa a não haver pachorra para estas licenciaturas "dominicais", "instantâneas", "turbo-licenciaturas" e afins. Trafulhice tem, ou deveria ter, limites! PS - Imagem de Tang adaptada de  http://www.atmydoorsteps.com/store/tang-orange-flavor-200g.html with many thanks. Onde está (c) deveria estar (cc).

A futura contratação de professores... Já faltou mais.

Atenção Paris, mais um candidato!

O ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, fez em apenas um ano uma licenciatura que tem um plano de estudos de 36 cadeiras distribuídas por três anos. Relvas requereu a admissão à Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa) em Setembro de 2006. E concluiu a licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais em Outubro de 2007. A notícia sugere a abertura de mais uma candidatura em Paris. Em Paris, a bela capital francesa, há sempre lugar para mais um sobredotado. Segundo noticiado pela imprensa francesa desta manhã, a Sorbonne abrirá muito brevemente um mestrado em trafulhice e um doutoramento em moralidade destinados a este público-alvo.

Há dois. Um para cima, outro para baixo.

Caprichos!...

Informação Fiscal

Miguel Relvas fez licenciatura num ano por causa do “currículo profissional”


Na Universidade Lusófona


Miguel Relvas fez licenciatura num ano por causa do “currículo profissional”

03.07.2012 - 13:55 Por Andreia Sanches
Ministro fez uma cadeira em Direito e nenhuma nos outros dois cursos em que se inscreveu antes de ingressar na LusófonaMinistro fez uma cadeira em Direito e nenhuma nos outros dois cursos em que se inscreveu antes de ingressar na Lusófona (Foto: Nuno Ferreira Santos)
 O ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares Miguel Relvas fez em apenas um ano uma licenciatura que tem um plano de estudos de 36 cadeiras, distribuídas por três anos. Relvas requereu a admissão à Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa) em Setembro de 2006. E concluiu a licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais em Outubro de 2007.
Ao PÚBLICO, António Valle, adjunto do governante, explicou nesta terça-feira de manhã que tal se deve ao facto de a Lusófona ter analisado o “currículo profissional” do actual governante, bem como o facto de ele ter frequentado “os cursos de Direito e de História”, o que permitiu que o curso fosse feito em menos tempo. Valle não esclareceu quantos créditos foram atribuídos nem quantas cadeiras Miguel Relvas fez na Lusófona.
A única cadeira que o actual ministro tinha concluído antes de 2006 era uma de Direito, feita em 1985. Apesar de ter estado inscrito em mais dois cursos – História e Relações Internacionais. Quando pediu para ser admitido na Lusófona já tinha sido eleito deputado em várias legislaturas e ocupado o cargo de Secretário de Estado da Administração Local do XV Governo Constitucional.
Segundo informação prestada anteriormente ao PÚBLICO por António Valle, Relvas inscreveu-se pela primeira vez no ensino superior em 1984, no curso de Direito da Universidade Livre (instituição que daria origem à Universidade Lusíada), uma instituição privada.
Em 1985 concluiu, após frequência escrita e prova oral, a disciplina de Ciência Política e Direito Constitucional, com 10 valores. Em Setembro desse ano pediu transferência para o curso de História. Matriculou-se em sete disciplinas mas não fez nenhuma.
Em 1995/96 pediu reingresso na Lusíada para o curso de Relações Internacionais. Não frequentou nenhuma cadeira.
Só dez anos depois requereu admissão à Lusófona. O plano de estudos da licenciatura de Ciência Política e Relações Internacionais, publicado no site da universidade, contempla 36 disciplinas, distribuída por seis semestres, equivalentes a 180 créditos — o número de créditos que, por norma, é exigido para um grau de licenciatura desde que entrou em vigor o chamado Processo de Bolonha, que prevê a uniformização europeia da estrutura dos cursos superiores.
Uma lei publicada em Março de 2006, meses antes de o actual ministro ser admitido naquela instituição de ensino, prevê que as universidades e politécnicos possam reconhecer “através da atribuição de créditos, a experiência profissional” de pessoas que já tendo estado inscritos no ensino superior pretendam prosseguir estudos. Esse diploma (Decreto-Lei 74/2006) diz que cabe às instituições de ensino definir os procedimentos a adoptar nestes casos. A Lusófona não forneceu ao PÚBLICO o seu regulamento para reconhecimento de competências profissionais. E António Valle disse que não podia, para já, dar mais explicações sobre como foi feito o reconhecimento do currículo do ministro.
No dia 7 de Junho o jornal “Crime” publicou uma notícia com o título “Miguel Relvas não revela o seu percurso académico”. De então para cá escreveu outros artigos levantando dúvidas sobre o percurso académico do ministro.
Na segunda-feira, no seguimento de informações que já tinham sido prestadas por Valle sobre o assunto, o PÚBLICO questionou o gabinete de Relvas sobre o processo de reconhecimento do percurso profissional do ministro pela Lusófona. Nesta terça-feira, o jornal “i” cita o próprio ministro que diz que o curso foi “encurtado por equivalências reconhecidas e homologadas pelo Conselho Científico” da Lusófona “em virtude da análise curricular a que precedeu previamente”. “Fiz os exames que me foram exigidos”, explicou.



In " Público"

O resultado da política de saúde deste governo PSD/CDS

1ª Página do Diário de Notícias de 03/07//2012

Faculdade quer que alunos se endividem para pagar propinas 2300 alunos da Faculdade de Arquitetura de Lisboa receberam carta do presidente a aconselhar empréstimos na Caixa. Este é um dos destaques da edição de hoje do DN.

A explicação

i

Agora entendo donde veio tanta aprendizagem.

E esta, hem?!

politicos

Pratos criativos!

Pratos criativos para deixar sua refeição mais divertida

Pratos criativos para deixar sua refeição mais divertida

Trabalhar para o boneco





Trabalhar para o boneco




Após um ano de governação, Portugal está mais miserável, menos soberano, mais endividado e com uma horda cada vez maior de pobres, são os factos reais duma caminhada pré-anunciada para o buraco.
Após o exemplo grego, o governo português seguiu o mesmo caminho, para erguer as finanças públicas, destruiu a economia, não faltaram os avisos...
Perante a constatação da realidade dos números, contorcem-se pelas formas de conhecimento que conhecem, a realidade mostra-se como sempre é, e que factos são factos.
Enquanto visitam centros tecnológicos onde são vaiados pelas populações, ao contrário de crescimento e emprego que tanto advogam na teoria e que na prática tudo fazem ao contrário, fazem olho pequeno para o contínuo aumento de pais com os seus filhos a cutucar os baldes de lixo.
Este governo que tanto procura a credibilidade dos mercados e investidores, que tempo procura a acautelar os seus?
Quanto tempo gasta no seu exercício governativo para os seus cidadãos, cada vez em maior número, que remexem as lixeiras não com fins ambientais, mas de sobrevivência?
Cortam direitos adquiridos a olho cego, confiantes ao mesmo tempo que estão a desenvolver o país, deixam os portugueses; sem motivação, baixa auto-estima, liquidam objectivos de carreira. A pergunta que todos fazem - Para que trabalhar mais? Ou mais horas?
A filosofia deste governo é suicida e bloqueadora. Com a redução/roubo de parte significativa do rendimento das famílias a juntar esta mentalidade depressiva, reduz na mesma linha todo o rendimento do Estado. Menos receita fiscal, principalmente nos impostos directos sobre o consumo. Mais encargos sociais, nomeadamente para quem vive a violência social do desemprego, num país que tem cada vez menos para oferecer e sem perspectivas no médio/longo prazo, ao contrário das normais fantasias próprias de quem governa.
A clara incapacidade de visão de conjunto deste governo chega ao ponto de encerrar o maior centro de maternidade do país - a Maternidade Alfredo da Costa - ao mesmo tempo que sobe a décalage de falecimentos relativamente a nados-vivos, tão propícia ao colapso da Segurança Social.
Como explicar aos filhos, um governo composto por um Relvas, um ministro da Saúde dos Seguros Médis e uma ministra da justiça psico-neurótica entre tantos outros.
Quem trabalha, sente que trabalha para o boneco, apenas para pagar as dívidas. Quem não trabalha e que queria trabalhar, desespera com a visão que não existe uma a luz ao fundo do túnel e depois os outros, frutos de um país feito em cacos, com tendência a agravar-se.
O actual governo português, tem muito que se congratular... Com a mediocridade.
O verdadeiro rating do actual governo português é merda, pois, é um governo de merda!

Publicado em simultâneo no Cheira-me a Revolução!


--
João J. C.Couto

Para um dia bem disposto

Uma jovem rebelde e muito liberal entra num bar, completamente nua.
Pára em frente do barman e diz:
- Dê-me uma cerveja bem gelada!

O barman fica a olhar para ela sem se mexer.

- O que é que se passa? -diz ela- Nunca viu uma mulher nua???
- Muitas vezes!
- E então, está a olhar para onde???

- Quero ver de onde é que vai tirar o dinheiro para pagar a cerveja!

3 DE JULHO: AS HISTÓRIAS DESTE DIA



DESCRIÇÃO Karl Benz dá o primeiro passeio num automóvel. Batalha de Gettysburg decide o rumo da guerra civil dos EUA. Primeiros passos do Dow Jones. A Argélia torna-se independente. Morreram Franz Kafka e Jim Morrison. Os Human League e "Don't you want me".

Fantasia Lusitana de João Canijo

PORTUGAL - ELVAS



Os Godos e os Celtas terão sido os primeiros povoadores desta autêntica "cidade-fortaleza", que hoje se estende para além das suas muralhas em forma de estrela.
Os Romanos deram-lhe o nome "Helvas". Em 714, os Árabes conquistaram-na, deixando estes primeiros tantas marcas da sua presença que algumas ainda perduram até aos nossos dias.
No reinado de D. Afonso Henriques, mais precisamente em 1166, Elvas foi conquistada aos Mouros pela primeira vez. Posteriormente foi reconquistada e perdida de novo, sendo integrada definitivamente em território português por D. D.Sancho II, em 1229.
O primeiro foral foi-lhe outorgado no mesmo ano, por D. Sancho II; teve um novo foral em 1513, concedido por D. Manuel I de Portugal, que marcou a elevação de Elvas à categoria de cidade.
A 14 de janeiro de 1659, as suas linhas de muralhas e os fortes de Santa Luzia e da Graça tiveram um papel defensivo importante no desfecho da Guerra da Restauração, na Batalha das Linhas de Elvas.Às portas de Espanha, distando apenas 8 km (em linha recta) da cidade de Badajoz, Elvas foi a mais importante praça-forte da fronteira portuguesa, a cidade mais fortificada da Europa, tendo sido por isso cognominada "Rainha da Fronteira". Elvas e Badajoz preparam o futuro para criar uma única cidade com o nome de Eurocidade Elvas-Badajoz.
Elvas alberga o maior conjunto de fortificações abaluartadas do mundo] as quais são candidatas a Património Mundial da Humanidade da UNESCO desde 21 de maio de 2009. O resultado da sua candidatura será decidido em 2011. Elvas é também conhecida como "Cidade Monumental" ou "Cidade Museológica".

Elvas: Semanário Linhas de Elvas lança vídeo "Somos Património Mundial"



O semanário Linhas de Elvas lançou esta segunda-feira, dia 2 de Julho, na sua página oficial na internet um vídeo que assinala a classificação da cidade como Património Mundial da UNESCO.
"Somos Património Mundial" é o título da peça que inclui filmagens das fortificações de Elvas, dos fortes de Nossa Senhora da Graça e de Santa Luzia e do Aqueduto da Amoreira. Ao longo de quase seis minutos realça-se o bem "único e de valor universal", tal como foi classificado no sábado, dia 30 de Junho de 2012, pelo Comité do Património Mundial, que está reunido até 6 de Julho em São Petesburgo, na Rússia.
Recorde-se que Elvas era a única candidatura portuguesa entre as 33 que a UNESCO se encontrava a analisar.

Elvas - Forte da Graça - uma volta completa pelas muralhas

Ainda há coisas que nos fascinam

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Jornal da Noite - Edição de 02/07/2012 (2ª parte)



Jornal da Noite - Edição de 02/07/2012 (1ª parte)



Grandes perigos da sociedade

Perigos para a sociedade

A Princesa - RTP HD



Vera é uma adolescente modelo, filha de um casal de classe-média-alta. É a princesa e o orgulho dos pais. Mas, quando são chamados ao colégio pela diretora, descobrem um lado negro na filha que nunca esperaram existir. De um momento para o outro, percebem que nem tudo é o que parece e que a filha que têm em casa não é a mesma Vera que existe nas redes sociais. Quando pensavam terem dado a mais esmerada educação à filha, são obrigados a reconhecer que nem sequer a conhecem. Quando a situação se descontrola e a própria segurança da Vera parece perigar, os seus pais decidem que têm de agir. Mas, irão ainda a tempo?

Sr Ninguem Legendado (mr nobody) filme completo

A china suas belezas sem igual

A china suas belezas sem igual
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1ª Página do Diário de Notícias de 02/07/2012




Estado está a contratar enfermeiros a menos de 4 euros/hora

Novos contratados com ordenados que, feitos os descontos, valem 300 euros/mês. Empresas dizem que são opções do Governo. Este é um dos assuntos em destaque na edição de hoje do DN, que também lhe mostra...

Sejam bem-vindos à aldeia global OPTIMUS



Magnífico trabalho publicitário.

Portugal visto pelos espanhóis da TVE


Portugal mostrado pela TVE Espanhola


Tem imagens simplesmente fantásticas, esplendorosas e magníficas.
Deixam-nos plenos de orgulho por termos um país tão bonito.
O documentário tem 56 minutos e começa no Algarve.
Segue para o Norte, Alentejo, Centro e Lisboa (os minutos por localidades estão
mais em baixo). Acho que nunca vi um trabalho tão bom na nossa televisão.
Ponte Lima 9,00 / Douro 13 / Porto 15 / Alentejo 22 / Évora 22,41 / Marvão 25,57 /
Castelo Vide 26,55 / Costa Alentejo 28 / Alcácer 29 / Aveiro 30 / Viseu 33 / Museu
Grão Vasco 34 / Coimbra 35,50 / Termas Monfortinho 40,47 / Monsanto 41,57 / Penha
Garcia 42,45 / Batalha 44,26 / Sintra 46 / Torre Belém 48,16 / Pastéis Belém 53,15 / Bº
Alto 53,58 / Cabo Roca 56, 07

2 DE JULHO: AS HISTÓRIAS DESTE DIA



DESCRIÇÃO Guiglielmo Marconi recebe a patente do rádio. Thomas Savery e a máquina a vapor. O primeiro voo do zepelim. O presidente Lyndon Johnson assina a Lei dos Direitos Civis americanos. O ministro Manuel Pinho faz no parlamento um gesto que o leva à demissão. Morreram Ernest Hemingway e Sophia de Mello Breyner Andresen. Em 2005, o concerto Live8 juntou estrelas de todo o mundo.

Bebida maravilhosa com direito a fruta

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Jornal de Economia com Sónia Lourenço



A Cimeira Europeia e a presença da Troika na Grécia na análise económica de Sónia Lourenço, jornalista da Revista Exame.

Revista de Imprensa de 29 de junho



Os destaques da imprensa nacional nesta sexta-feira, 29 de junho.

Goal 1 - El Sueño Comienza Español Latino

Gol 2 - Vivendo o Sonho - Dublado - WWW.FILMESPARADOWNLOADS.COM.rmvb

Gol 3 Filme Completo Legendado

3 Idiotas - Legenda Português - HD