Previsão do Tempo

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

OPINIÃO DE JOÃO SOARES ACERCA DA POSSÍVEL UNIDADE DE ESQUERDA EM PORTUGAL


Amigos fizeram-me chegar hoje a estranheza com que me ouviram defender, depois de apurados os resultados das eleições, um entendimento entre PS, PCP e BE para a formação de um Governo, com o apoio de uma maioria absoluta na AR. São, claro, naturais e legitimas as duvidas quanto à possibilidade de um entendimento entre PS, PCP e BE. Ele nunca existiu, em quarenta anos de democracia, a nivel governamental. Já não é tão legitima a estranheza de amigos quando à posição que assumi, com toda a clareza e em perfeita consciencia. Também, claro, nos orgãos proprios do PS. Sempre, e desde há muitos anos, exprimi a minha repugnancia pelo abstruzo conceito, de matriz anti-democratica, do chamado "arco governativo". Invoquei, dezenas de vezes ao longo dos ultimos anos, a celebre frase de Orwell no "Animal Farm" (de que fui editor em Portugal) para ilustrar o partido que a direita soube sempre tirar da idea de que somos todos iguais mas há alguns mais iguais que outros. Ao contrario de muitos da minha geração, nunca fui comunista. De nenhum dos matizes das muitas correntes e organizações comunistas que existiram e existem na nossa terra. Conheço razoavelmente a historia do movimento comunista internacional e do PCP. E até conheço bem o PCP, no trabalho em comum, ao longo de doze anos. Numa coligação de esquerda que conquistou à direita e governou, com reconhecido sucesso até no plano da gestão financeira, a cidade de Lisboa. Não foi, passe a imodestia, coisa pouca. Tenho, claro, algumas serias divergencias filosoficas e ideologicas com os comunistas. Isso não nos impediu de trabalharmos juntos, com equilibrio e no escrupuloso respeito pelas regras democraticas, a bem do povo e da cidade de Lisboa. Aquilo que aqui quero deixar agora, como testemunho pessoal fundado na minha propria experiencia de trabalho em comum, é que os comunistas com quem trabalhei e o PCP com quem estive coligado, enquanto socialista militante e dirigente do PS, são portugueses honrados, trabalhadores empenhados e dedicados, que respeitam a palavra dada e honram os compromissos que assumem. Não são, na minha modesta opinião fundada também na observação e vivencia pessoal, hoje, nem serão no futuro, nenhuma ameaça ao nosso sistema democratico e às suas regras. Mais, são, também o tenho sublinhado muitas vezes, um dos mais importantes garantes de respeito pela preservação da ordem publica, mesmo no decurso dos mais acirrados protestos politicos ou sindicais. Nesta hora tão importante que estamos a viver, quiçá como desejo o dobrar de um cabo historico que das tormentas se transforma em boa esperança, deixo-o aqui, como contributo pessoal para a desejada unidade da esquerda. Na perspectiva de formação de um Governo de unidade de esquerda que, num mandato estavel de quatro anos de maioria parlamentar solida, ponha fim ao desgoverno da direita. Governo de direita que tanto mal fez aos portugueses e a Portugal.

CASO DE POLICIA

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A garrafeira de António Lobo Antunes

Recordar o passado e os laços familiares!

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, NÃO!...

Glosa sobre o poema de Ary dos Santos
intitulado “Poeta Castrado, Não!”)
[Autor, data e destinatário desconhecidos]


Chamem-lhe o que quiserem,
por justiça ou rejeição:
cabeçudo, dromedário,
fantoche de eleição,
parvónio, salafrário,
mestre-escola aldrabão,
oportunista, falsário
malabarista, cabrão.
Chamem-lhe o que quiserem:
Presidente da República, não!..
.
Os que sabem, como ele,
as linhas com que se cose
veem o interesse dele
em manter a sua pose:
egoísta, trambiqueiro
distorce a realidade,
ao escrever cada “Roteiro”,
para ter visibilidade!...

Os que sabem, como ele,
governar-se e encher a pança
aceitam que seja dele
tanta sede de vingança:
Político vingativo
e que, disso, não se cansa,
não quer saber do aflitivo
caos da atual governança!...

O tipo não faz história.
- Sua morte lenta é fatal!...
Irá ficar na memória
como um mesquinho banal!...
O seu fim poderá ser
uma penosa agonia!...
O Povo irá fazer
dele escárnio, em cada dia!...
Vai acabar por morrer,
ao parir a ninharia
só descrita, a bem dizer,
nos “Roteiros” da fantasia!...

Chamem-lhe o que quiserem,
por justiça ou rejeição:
Chamem-no até p’lo nome,
Fulano, sem coração,
ao ver que se passa fome
e nada faz p’la Nação!...

Chamem-lhe o que quiserem,
por justiça ou rejeição:
Demagogo, mau profeta,
falso professor, ladrão,
um narcisista pateta,
quando calado ou não.
Será tudo o que disserem!...
PRESIDENTE DA REPÚBLICA É QUE NÃO!...

posted by Carlos Esperança

Rescaldo eleitoral!


O ARCO DOS DESTRUIDORES DE PORTUGAL

A 07 de Outubro de 1952 - Nasce Ludmilla IvanovnaTourischeva



Ludmilla IvanovnaTourischeva, ex-ginasta russa, nasceu em Grózni no dia 7 de Outubro de 1952. Em representação da ex União Soviética, ganhou nove medalhas em Jogos Olímpicos (quatro de ouro), onze em Mundiais (oito de ouro) e catorze em Europeus (oito de ouro).
Ludmilla foi a única ginasta a ter sido simultaneamente campeã europeia, mundial e olímpica, depois da checa Vera Caslavska. Depois dela, só a ucraniana Lilia Podkopayeva repetiu o feito.
Tourischeva iniciou-se na ginástica em 1965, aos treze anos de idade, e começou a competir dois anos mais tarde, quando obteve a sua primeira medalha nos Campeonatos da URSS, nos quais conquistou o ouro doconcurso geral. Concorreu nas Olimpíadas da Cidade do México, em 1968, competição em que recebeu a primeira medalha num evento internacional de grande porte – o ouro por equipas.
No ano seguinte, nos Campeonatos da URSS, subiu ao pódio por quatro vezes, sendo bronze na classificação individual geral e prata nos saltos,trave e solo. No Campeonato Europeu, conquistou a terceira posição noconcurso geral, nas barras assimétricas e no solo.
Em 1970, Tourischeva tornou-se líder da selecção nacional soviética. No Mundial de Ljubljana, conquistou, além do ouro da individual geral, as medalhas de bronze nos saltos, de prata nas paralelas assimétricas e de ouro no solo. Em 1971, no Campeonato Europeu, foi ouro no concurso geral, nos saltos e no solo, e prata nas barras assimétricas e na trave. No ano seguinte, na sua segunda participação olímpica, nos Jogos de Munique, conquistou o terceiro individual geral, além de vencer a disputa por equipas e de conquistar duas medalhas – de bronze nos saltos e de prata no solo. No ano de 1973, em nova edição do Campeonato Europeu, conquistou todas as medalhas de ouro individuais. Em 1974, com 22 anos, no Mundial de Varna, recebeu seis medalhas em seis provas disputadas. Em consequência das suas apresentações e resultados, Ludmilla foi considerada o exemplo da ginástica soviética: «graciosa, elegante, impecável e com uma técnica arrojada».
No Campeonato Europeu de 1975 teve uma actuação mais modesta, conquistando “apenas” a medalha de bronze no solo. O ano seguinte foi a sua última temporada como profissional. Disputou os Jogos de Montreal, no Canadá, encerrando a participação com quatro medalhas. A primeira, de ouro, por equipas, seguida do bronze no concurso geral e duas de prata nos saltos e no solo.
Em 1977, casou-se com Valeriy Borzov, sprinter ucraniano, duas vezes medalhado olímpico em 1972. No ano de 1981, foi eleita membro do Comité Técnico da Ginástica Artística Feminina da FIG e começou a trabalhar como treinadora da equipa da Ucrânia, país onde ainda permanece como técnica, embora já não treinando a selecção nacional.
Em 1998, Tourischeva passou a estar representada no International Gymnastics Hall of Fame.

A 07 de Outubro de 1849 - Morre o escritor norte-americano Edgar Allan Poe


Edgar Allan Poe (1809 - 1849) foi um escritor, poeta, romancista, crítico literário e editor norte-americano; é um dos mais lidos e influentes autores da literatura ocidental. Foi o escritor do macabro, explorando sistematicamente os temas da morte e do horror, mas também da ficção científica e do mistério. Sendo considerado um dos precursores da literatura de ficção científica e fantástica modernas.

A 07 de Outubro de 1571 - Os cristãos derrotam os turcos-otomanos na Batalha de Lepanto



A batalha de Lepanto, entre reinos cristãos e os turcos foi a maior batalha naval no Mediterrâneo depois da batalha de Actium em 31 antes de Cristo.
A batalha teve como objectivo impedir a progressão dos Turcos Otomanos, depois de estes terem ficado na posse da República de Veneza no Mediterrâneo oriental.
Veneza recorreu ao Papa, para que tentasse organizar uma aliança com os países do Mediterrâneo Ocidental, tradicionais rivais de Veneza, com o objectivo de impedir a progressão de um poder otomano que acabaria por ser negativo para todos os países.
O Papa iniciou então uma série de contactos com os países cristãos do ocidente. A França não participou em qualquer iniciativa, aliás até porque tinha praticamente sido expulsa do mediterrâneo pelos países pertencentes ao Sacro Império de Carlos V, que posteriormente passou para Filipe II.
A monarquia dos Habsburgos tinha interesses importantes no Mediterrâneo, porque alguns dos seus reinos mais importantes, dependiam do comércio nesse mar para sobreviver e manter as suas economias baseadas no comércio. A Coroa de Aragão e os seus reinos de Valência e Nápoles, bem como os seus aliados de Génova estavam a favor de uma intervenção do monarca.
Evidentemente que para criar uma força capaz de enfrentar os turcos, seriam necessários navios e homens, e é baseado nesse binómio que se vai criar a Santa Liga.
A República de Veneza, que era quem se sentia directamente mais ameaçada, construiria uma frota de mais de 100 navios de guerra. A essa frota juntam-se cerca de 40 navios do Papa, de Génova e de outros pequenos estados e mais 36 navios dos reinos espanhóis de Filipe II, juntamente com 11 galeras de Génova, mas subsidiadas pelos cofres do Reino de Castela.
Embora com uma participação relativamente reduzida em termos de navios os Habsburgos participariam com a maior parte da gente de guerra, ou seja os soldados que deveriam combater quando os navios das duas esquadras entrassem em contacto.
Dos cerca de 30.000 homens de armas que deveriam embarcar, dois terços eram pagos pela coroa dos Habsburgos e os restantes por venezianos, genoveses, estados do Papa e cavaleiros da Ordem de Malta.
Depois de várias movimentações e após a esquadra ter-se reunido em Messina, no estreito que separa a península itálica da Sicília, a frota dirige-se para oriente para enfrentar os turcos, que julgava serem em menor número.
As duas frotas enfrentam-se na manhã do dia 7 de Outubro e cada uma delas divide-se em três grupos.
O principal combate ocorre no grupo central, quando as forças turcas sob o comando de Ali Pashá atacam directamente a engalanada Galera Real onde seguia Juan de Áustria.
Ocorre que a disposição da frota cristã, incluía um tipo de navio construído nos arsenais de Veneza, o qual tinha sido mantido secreto.
Em frente da primeira linha central das forças de galeras cristãs, foram colocadas duas grandes galeaças venezianas. Estes navios, tinham uma mobilidade reduzida, mas ao contrário das galeras, tinham um castelo de proa redondo equipado com nove canhões e ao mesmo tempo dispunham de seis canhões que permitiam disparar bordadas contra as galeras turcas.
Quando a frota turca, segue a grande galera de Ali Pashá, que se atira contra o navio de Juan de Áustria, sofre um intenso ataque de artilharia das enormes galeaças venezianas. Quando os navios turcos e cristãos se engancham, vários ocorrem para ajudar no combate, tendo lugar praticamente um combate terrestre a bordo de vários navios encostados uns aos outros numa enorme confusão de fumo, sangue e pólvora.
Porém, os navios turcos que vão em socorro da galera de Ali Pashá, não conseguem chegar sem antes serem fortemente bombardeados pelas lentas e desajeitadas galeaças de Veneza, que embora desajeitadas contam com 40 canhões de vário tipos.
Nestas condições as forças cristãs conseguem vantagem táctica, porque conseguem fazer chegar navios frescos à refrega, enquanto que os turcos não o conseguem fazer. É assim afundado o navio de Ali Pashá e o destino da batalha começa a tornar-se óbvio.
Entretanto, as galeaças que tinham sido deixadas para trás, voltam lentamente para a refrega, utilizando o poder dos seus 40 canhões, para destruir ou danificar muitos dos navios turcos que entretanto se tinham desviado para norte.
As outras duas batalhas que ocorreram com as restantes divisões, também acabaram por ser favoráveis aos cristãos, mercê da superioridade da artilharia dos navios venezianos e da intervenção de uma pequena esquadra de reserva de cerca de 30 galeras comandadas por Álvaro de Bazan.
A Batalha de Lepanto, foi a mais memorável vitória militar de Veneza, e o dia passou a ser feriado nacional. Ela marcou que também no Mediterrâneo, era o poder dos canhões de navios pesados que decidia o destino dos conflitos.
Para a coroa dos Habsburgos, a batalha também foi um sucesso, mas os comandantes hispânicos não conseguiram retirar nenhum tipo de lição da batalha, e concluíram que a batalha se ganhou por causa da capacidade dos seus navios transportarem homens em quantidade para vencer a refrega no mar, com infantaria e não por causa da artilharia.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Será alegria ou revolta?

A EVOLUÇÃO DAS MÁQUINAS DE FAZER CHOURIÇO AO LONGO DO TEMPO




ÓLEO MILAGROSO - NÃO HÁ NADA QUE LHE RESISTA!...



WD 40 ! Quem diria!

Eu tive um vizinho que comprou uma pick up nova.
Num Domingo de manhã eu vi que alguém tinha pixado as laterais da sua pick-up com tinta vermelha (por algum motivo desconhecido).
Eu bati, o acordei e dei a má notícia.
Ele ficou muito irritado e tentava imaginar o que fazer - provavelmente nada até segunda-feira, visto que estava tudo fechado. Um outro vizinho apareceu e disse para pegar o WD-40 e limpar aquilo.
O produto removeu a tinta de maneira incrível, sem danificar a pintura do carro.
Eu fiquei impressionado - WD-40, quem diria...'
Repelente de Água número 40.

O produto se originou da pesquisa por um protetor contra ferrugem e desengraxante para proteger peças de mísseis.
O WD-40 foi criado em1953 por três técnicos da San Diego Rocket Chemical Company.
O nome vem do projeto, que tinha por objetivo desenvolver um composto para repelir água (Water displacement) . Eles tiveram sucesso com a quadragésima fórmula, portanto WD-40.
A Corvair Compan adquiriu o composto a granel para proteger os componentes dos mísseis Atlas.
KenEast (um dos fundadores) disse que não há nada no WD-40 que seja prejudicial às pessoas.
Quando você ler a parte sobre porta de box de banheiro, experimente.
É a primeira coisa que funcionou para remover manchas da porta do box. Se o seu for plástico, funciona do mesmo jeito de com vidro.
Tente no fogão... voilá! Vai brilhar como nunca. Você vai ficar maravilhado (a).

Seguem alguns usos:

1) Protege prata de ficar preta.
2) Remove pixe e asfalto da pintura do carro.
3) Limpa e lubrifica cordas de guitarra.
4) Dá um brilho ao piso como se tivesse sido recém encerado, sem deixá-lo escorregadio.
5) Repele moscas de vacas.
6) Limpa e restaura quadros-negros.
7) Remove manchas de batom.
8) Desengripa zíperes.
9) Desembaraça correntes e bijuterias.
10) Remove manchas de pias de inox..
11) Remove sujeira e gordura de grelhas e churrasqueiras.
12) Evita que vasos de cerâmica se oxidem.
13) Remove manchas de tomate de roupas.
14) Limpa manchas de portas de box de banheiro.
15) Disfarça riscos e arranhões de pisos de cerâmica e mármore.
16) Mantém tesouras em bom funcionamento.
17) Lubrifica dobradiças barulhentas em carros e em casa.
18) Remove marcas de sola de sapato do piso da cozinha. Não estraga o piso e a remoção é fácil. Lembre-se de abrir as janelas caso haja muitas marcas a serem retiradas.
19) Restos de insetos estragam a pintura do carro se não forem removidos logo. Use WD-40!
20) Serve para lubrificar escorregadores no play ground para se escorregar mais rápido.
21) Lubrifica a transmissão e controles em cortadores de grama.
22) Elimina rangidos e barulhos de balanços.
23) Lubrifica os trilhos da janela para ficarem mais fáceis de abrir.
24) Aplicado na haste do guarda chuva facilita abrir e fechar.
25) Restaura e limpa painéis e superfícies de couro em carros, bem como para-choques plásticos.
26) Restaura e limpa bagageiros de veículos.
27) Lubrifica e elimina ruídos em ventiladores elétricos.
28) Lubrifica rodas e catracas em triciclos e bicicletas.
29) Lubrifica correias em lavadoras e secadores e evita ruídos.
30) Protege serras e serrotes contra ferrugem.
31) Remove gordura de fornos.
32) Evita que espelhos de banheiros fiquem embaçados.
33) Lubrifica próteses.
34) Repelente de pombos (eles odeiam o cheiro).
35) Remove restos de duct tape.
36) Algumas pessoas aplicam nas mãos, braços e joelhos para aliviar dores de artrite.
37) Uso favorito na Florida: removedor de insetos da frente do carro.
38) Uso favorito em Nova York : WD-40 protege a Estátua da Liberdade do tempo.
39) WD-40 atrai peixes. Aplique UM POUCO nas iscas vivas e logo você vai pegar aquele bem Grande. Muito mais barato que os produtos feitos para esse fim.
40) Use para picadas de formiga. Elimina o ardido imediatamente e faz parar de coçar.
41) WD-40 é ótimo para remover giz de cera de paredes. Aplique no local e limpe com um pano.
42) Se alguém lavar um batom junto com as roupas, aplique WD-40 nas manchas e lave novamente.
43) Se o carro não pegar, pois o distribuidor está molhado, aplique WD-40 na Tampa do distribuidor e o carro deve funcionar.

P.S. O ingrediente básico é óleo de peixe.
P.P.S. Mantenha uma lata de WD-40 no armário da cozinha. É bom para queimaduras. Elimina a sensação de queimado e não deixa cicatriz.

Atenciosamente,
João Dragojevic Bosko
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT
Centro de Engenharia Naval e Oceânica - CNAVAL( Laboratório de Instrumentação)

Que sabes do TTIP? Infórmate e divulga! - CIG

Que é o TTIP? Legendas em português

BOM DIA! Já fomos enganados outra vez

A 06 de Outubro de 1989 - Nasceu Luís Miguel Afonso Fernandes (Pizzi)


Pizzi, de seu verdadeiro nome Luís Miguel Afonso Fernandes, jogador de futebol português, nasceu em Bragança no dia 6 de Outubro de 1989.
Contratado pelo SC Braga, foi sucessivamente emprestado ao GD Ribeirão (2008/09), aoSporting da Covilhã (2009/10) e ao FC Paços de Ferreira (2010/11).
Em 2011, assinou pelo C. Atlético de Madrid e, dois anos depois, foi contratado pelo SB Benfica. Em 2014, foi de novo emprestado – então ao RCD Espanyol – ate ao fim da época 2013/14. Voltou depois ao Benfica.
Pelo Atlético de Madrid, conquistou a Liga Europa de 2011/12. No segundo regresso ao Benfica, já conquistou a Primeira Liga e a Taça da Liga2014/15 e a Super Taça Cândido de Oliveira 2014.
Em Agosto de 2012, foi chamado pela primeira vez à Selecção Nacional pelo então treinador Paulo Bento.