Previsão do Tempo

domingo, 28 de março de 2010

A 28 de Março de 1868 nasce o escritor Russo Máximo Gorki

Máximo  Gorki
Nizhny Novgorod, 1868 - Moscovo, 1936.
 
É o grande escritor russo da mudança do século. O seu nome de baptismo é Aleksei Maksimovitch Pechkov. Órfão desde precoce idade, pratica os mais diversos ofícios para ganhar a vida. Entra em contacto com os círculos revolucionários. A partir de 1898 alcança certa celebridade e publica vários livros de relatos.    
É um continuador da tradição russa, e caracteriza as suas personagens com essa apatia que nasce de uma concepção fatalista da existência. Inicia-se no teatro com Pequenos Burgueses e Albergue Nocturno, que são representados pela companhia de Stanislavski em Moscovo em 1902. Em 1906-13 é desterrado e acentua a sua actividade revolucionária. Viaja pela Alemanha, França e Estados Unidos e estabelece-se em Capri. Esta é uma época de intensa actividade criadora: A Mãe, A Confissão, Os Vagabundos (novelas, contos, poemas e narrativas), As Três Vidas, O Espião, Contos de Itália, Thomas Gordeiev.    
Na generalidade são obras de tese, didácticas e doutrinárias. Em 1913 volta à Rússia e toma parte activa nas lutas revolucionárias até 1921. É a época dos seus escritos autobiográficos: Infância, Ganhando o Meu Pão e As Minhas Universidades. Em 1921 instala-se de novo em Itália e escreve Fragmentos do Meu Diário, A Casa Artamonov e vários contos. Em 1928 regressa definitivamente à Rússia, onde o êxito o consagra oficialmente no novo regime comunista, com cujas instituições culturais colabora. Entre 1927 e 1936 trabalha no ciclo narrativo A Vida de Klim Sanguine e em 1935 acaba a versão definitiva da peça teatral Vassa Jeleznova.

Sem comentários:

Enviar um comentário