James "Jim" Clark Jr. (4 de Março de 1936 a 7 de Abril de 1968) foi um piloto de Fórmula 1, ainda hoje reconhecido como um dos maiores pilotos de todos os tempos e um dos mais talentosos.
Seu nome era James Clark Jr. originário de uma família de fazendeiros em Kilmany, Escócia, sendo o filho mais novo e o único menino.
A sua carreira na Fórmula 1 foi com a equipa Lotus, e com Colin Chapman seu grande amigo para quem pilotou de 1960 a 1968. O maior sucesso foi em 1963 com o Lotus 25, com Clark a pilotar, venceu sete de dez corridas e ganhou o primeiro título mundial para a Lotus. Em 1965 ganhou novamente o campeonato. Naquele ano também ganhou a Indianápolis 500. Ele não precisou disputar o prestigiado Grande Prémio de Mónaco para competir na Indy, mas fez história conduzindo o primeiro carro de tracção traseira a vencer a corrida.
No ano seguinte a Lotus não estava competitiva sob a nova regra de motores de 3 litros. Eles começaram a temporada com um motor de 2 litros Coventry-Climax, no Lotus 33. Mais tarde durante a temporada, o Lotus-BRM 43 usou um complicado motor BRM H16 (essencialmente 2 motores V8 de 1,5 litros combinados).
A temporada de 1967 viu Clark e a Lotus usarem três carros e motores completamente diferentes. O Lotus-BRM foi usado e falhou, na primeira corrida na África do Sul. Clark usou um antigo Lotus 33 para o Mónaco (sua última corrida), mas abandonou devido a problemas na suspensão. Então a Lotus associou-se com a Ford e Cosworth. O Cosworth DFV tornou-se o mais bem sucedido motor na história da Fórmula 1. O Lotus-Cosworth 49 venceu a primeira corrida em que participou no Grande Prémio da Holanda.
Em 7 de Abril de 1968 durante uma corrida da Fórmula 2 em Hockenheim, Alemanha, Jim Clark morreu quando seu carro saiu de curso e bateu em algumas árvores. A causa do acidente nunca foi definitivamente identificada, mas os investigadores concluíram que um pneu traseiro vazio foi a causa mais provável. A sua morte foi um grande golpe para a Lotus e para a Fórmula 1. Ele foi o melhor piloto no melhor carro e permaneceu inseparável da Lotus nos seus primeiros anos. O campeonato de 1968 foi vencido pelo seu companheiro de equipa, Graham Hill.
Na sua carreira de Fórmula 1, Clark venceu 25 corridas e conseguiu 33 pole positions. Clark diferiu da actual geração de pilotos de Fórmula 1 devido a sua habilidade de guiar e vencer em todos os tipos de carro. A sua performance no Lotus Cortina em stock cars foi excelente, correu na Nascar americana (para a equipa Holman e Moody), lutando com os desajeitados carros desportivos Lotus incluindo os tipo 30 e 40 e conduzindo os carros Lotus da Indy e em corridas de subida a montanha na Suíça. Clark sobressaiu em numa época em que pilotar de forma absolutamente genial era mais importante que contratos comerciais e protecção ao piloto. Ele foi considerado um terrível piloto de testes porque simplesmente se adaptava ao carro. Enquanto os outros lutavam para encontrar um ajuste rápido, Clark marcaria o melhor tempo e dizia "deixe o carro como está". Por causa do seu talento natural, dizia-se que ele tinha dificuldades de entender porque os outros pilotos não eram tão rápidos quanto ele.
Quando Clark morreu, seu companheiro Chris Amon disse: "Se isso aconteceu com ele que chances temos nós? “
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