Previsão do Tempo

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Luís Cristóvão dos Santos, morreu a 30 de Julho de 1997



Luís Cristóvão dos Santos (Pesqueira25 de dezembro de 1916 — Recife30 de junho de 1997) foi um sociólogoantropólogo, folcloristacronistaescritor,promotor público e jornalista brasileiro. Também era conhecido pelos pseudônimos Ziul e Pajeú.
Estudou em Pesqueira e no Recife e concluiu o curso de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife, em 1944. Funcionário Público Federal e Estadual, foi promotor de Justiça em diversas comarcas do sertão pernambucano. Diretor do jornal Gazeta do Pajeú durante a década de 1950, foi candidato a Deputado Estadual pela UDN - União Democrática Nacional em 1947 e após obter 1339 votos ficou como suplente, também saiu candidato a vice-prefeito da cidade de Arcoverde em 1955 na chapa de Antônio Napoleão, participou ativamente na história cultural e política de Pernambuco, lutando por seus direitos e defendendo o Estado. Foi Chefe do Departamento Criminal do Estado de Pernambuco de 1976 a 1986. Devido a morte prematura de um filho, aposentou-se como advogado de ofício segundo a OABOrdem dos Advogados do Brasil.
Escritor desde adolescente, Luís Cristóvão dos Santos também foi jornalista (A Voz do SertãoGazeta do PajeúDiario de Pernambuco e Jornal do Commercio), colaborador do Suplemento Cultural do Diário Oficial do estado de Pernambuco e em vários outros jornais do país, dentre muitos outros trabalhos publicados, contribuiu com muitos trabalhos na imprensa nacional e italiana.

Sem comentários:

Enviar um comentário