Previsão do Tempo

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Verner Edward Suomi. morreu a 30 de Julho de 1995




Verner Edward Suomi (6 de Dezembro de 1915 — 30 de Julho de 1995) é considerado o pai da meteorologia  por satélite. Inventou o Spin Scan Radiometer e, ao longo da sua carreira, efectuou numerosas contribuições no campo meteorologia, bem como da engenharia e ciência espacial.

Filho de John e Anna Suomi, Verner Edward Suomi cresceu no Estado do Minnesota, com as suas irmãs Esther e Edith, e pretendia ser um engenheiro. No entanto, devido a limitações financeiras da família, acabou por estudar no liceu em WinonaMinnesota, onde veio a tornar-se professor. No início da Segunda Guerra Mundial, frequentou um curso administrado pela Civil Air Patrol. Foi ali que, pela primeira vez, começou a explorar o novo campo da meteorologia. Este novo interesse, levou-o à Universidade de Chicago onde prosseguiu os seus estudos e treinou outros na área da previsão meteorológica. Em 1948 ele foi um dos primeiros professores na Universidade de Wisconsin-Madison onde viria a passar a maior parte da sua vida profissional, excepto por um ano, em 1964, quando esteve ao serviço do Weather Bureau dos Estados Unidos, onde exerceu as funções de Cientista Chefe. Leccionou ao serviço daquela Universidade a partir do ano de 1948, tornando-se um professor estimado e muito respeitado no Departamento Científico de Meteorologia e Geologia e do Instituto para os Estudos Ambientais até à sua reforma ou aposentadoria do ensino formal em 1986.
Suomi recebeu o seu Doutoramento da Universidade de Chicago em 1953. Para a sua tese, Suomi escolheu a medição do calor produzido por uma plantação de milho, tema que o próprio professor considerou ser pouco apelativo. No entanto, as considerações sobre as diferenças entre a quantidade de energia absorvida e a quantidade perdida, levou-a a pensar no que aconteceria à escala planetária. A forma óbvia de medir tal coisa seria por usar satélites os quais, em meados da década de 1950, estavam apenas no início da sua história como instrumentos meteorológicos. Em 1959, um radiómetro concebido por Suomi, estava em órbita. A leitura dos dados relacionados com o saldo entre o aquecimento e o arrefecimento da atmosfera terrestre, usando tanto as observações via satélite bem como os dados fornecidos por uma rede de sondas em balões meteorológicos, levou Suomi a estabelecer o importante papel desempenhado pelas nuvens na absorção da energia solar. Estes estudos resultaram na integração em grande escala dos satélites no campo da meteorologia mundial.
Em 1965, junto com Robert Parent, o professor Verner Suomi fundou Centro de Engenharia e Ciência Espacial da Universidade de Wisconsin-Madison (Space Science and Engineering Center - SSEC) que, sob a sua direcção, tornou-se um pólo mundialmente famoso dedicado ao desenvolvimento e pesquisa do uso de sistemas de satélite na meteorologia. Mesmo após a sua retirada do ensino activo e da directoria do SSEC, em 1988, o professor Suomi continuou bem envolvido em actividades de pesquisa científica, projectando instrumentos, dirigindo experiências no terreno e aconselhando cientistas nos seus projectos científicos sobre os fenómenos atmosféricos, inclusive até à semana em que faleceu. Também, continuou a ensinar num curso semanal sobre meteorologia na condição de Professor Emérito.
Casou com Paula Meyer em 1941, de quem teve três filhos Lois, Stephen, e Eric. O Professor Emérito Verner Edward Suomi morreu pacificamente na tarde do domingo 30 de Julho de 1995, à idade de 79 anos, no Hospital da Universidade, após uma longa batalha contra uma doença cardíaca.

Sem comentários:

Enviar um comentário