Previsão do Tempo

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A 29 de Setembro de 1946 «e fundada a Perfect Liberty

Origens Budistas da PL - Perfeita Liberdade

O nome original é “PL Kyodan”. PL é a abreviatura de Perfect Liberty e Kyodan significa “Sangha” (associação religiosa ou simplesmente religião). Foi criada antes da Segunda Guerra Mundial, mas começou a crescer demais e, por ter uma pregação pacifista, incomodou ao então governo militarista do Japão que prendeu os fundadores e dirigentes, suspeitos de ensinarem doutrinas contrárias ao Império.

O fundador Tokuharu Miki (1871-1938) aos 8 anos foi para um templo-escola Zen, de linhagem Ôbaku. Aos 22 anos foi ordenado monge e assume o cargo de Mestre em um templo próximo. Aos 23 casou com Csamu Mori. Tiveram três filhos, dois meninos e uma menina.

Devido a prolongada enfermidade da mulher ele renuncia ao cargo de Mestre e monge e dedica-se ao comércio, para manter a família. Ele também fica muito doente.

É nessa época que Miki conhece o 
shaman, Tokumitsu Kanada, que era um devoto leigo de Kobo Daishi (744-835), grande Mestre e Patriarca da poderosa linhagem do Budismo Esotérico Shingon.

Kobô Daishi também era conhecido como Kukai e foi pra a China estudar, durante três anos, o Darma em sua vertente Esotérica e depois voltou ao seu país natal. Em sua biografia há muitos relatos de cura que ele operou, através da energia de Buddha, para os praticantes em geral, independente de quaisquer linhagens ou vínculos religiosos. Kobô é considerado um santo, um mago, um Grande Ser. Um Bodhisatva encarnado.

Voltemos à PL, Tokumitsu Kanada era um famoso curandeiro, centenas de pessoas acorriam ao seu templo para tratamento, cura e ouvirem as pregações. Tokuharu Miki é curado e torna-se fervoroso adepto da nova linhagem. Os dois então, mediante revelação divina (búdica) fundam a PL, mas nessa época não era permitido palavras estrangeiras, então o nome era “Hito-no-Michi” (Caminho do Homem).

O crescimento é magnífico é em 1934 já havia cerca de um milhão de praticantes, só no Japão, e se difundiu rapidamente pela Coréia, China e Índia. Tokuharu é preso, juntamente com o filho mais velho e doze conselheiros da nova ordem. Pouco antes de Miki falecer todos foram libertados e em seu testamento ele pede que comemorem o seu desencarne com fogos de artifício para que a doutrina se espalhe pelo mundo todo.

De fato, hoje está em diversos países. Chegou ao Brasil em 1957 e já está presente em quase todas as capitais e muitas cidades. Em Arujá, SP, há o 
Seiti, a Terra Sagrada, local de treinamento de novos líderes, mestres e assistentes de mestres para toda a América Latina.

Todo dia 21 de cada mês comemora-se o “Dia de Agradecimento da PL”, onde são reverenciados os Fundadores. Dia 11 de cada mês é a vez da “Cerimônia dos Antepassados” de todos os peelistas. E Dia 1º de cada mês, o “Dia da Paz”. Paz interior, paz exterior, paz entre as nações, paz em tudo e em todos.

Ainda que tenha renunciado às funções de mestre e monge Ôbaku, por motivos de saúde e ter encontrado sua nova missão, penso que os ancestrais dessa linhagem, juntamente com os protetores da Shingon ajudam no desenvolvimento da PL. As origens remontam não apenas a Kobo Daishi, como vimos, mas também ao Grande Mestre e Patriarca chinês Huang Po (falecido em 850). Na sucessão de Hui Neng (638-713) Huang Po é o terceiro Patriarca. Hui Neng é o sexto Patriarca depois de Bodhidharma, que recebeu a revelação diretamente de Siddharta Gautama, o Buddha; logo, Huang Po é o nono em linha direta.

O ensinamento básico da linhagem fundada por Huang Po que em japonês é conhecido pelo nome Ôbaku, alguns falam Obáku é sobre a “Doutrina da Mente Universal”, daí para a identificar e interpretar esta Mente Universal como Deus é só um sinónimo.

Sem comentários:

Enviar um comentário