Previsão do Tempo

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Dom José Francisco Xavier de Paula Domingos António Agostinho Anastácio de Bragança, morreu a 11 de Setembro de 1788


Dom José Francisco Xavier de Paula Domingos António Agostinho Anastácio de Bragança (20 de Agosto de 1761 e 11 de Setembro de 1788, foi o filho primogénito da Rainha D. Maria I e de seu consorte, D. Pedro III . Nascido n.Palácio da Ajuda, em Lisboa, D. José foi titulado Príncipe da Beira por seu avô materno ao nascer, tornando-se o primeiro homem a receber tal título. Ele era o herdeiro aparente de sua mãe, então titulada Princesa do Brasil e proclamada herdeira da coroa portuguesa.
Foi educado por tutores.
No dia 21 de Fevereiro de 1777, em Lisboa, D. José desposou sua tia materna, a Infanta Maria Francisca Benedita (1746-1829). Na época, ele tinha quinze anos de idade e sua noiva, trinta. Eles não tiveram filhos.
Três dias depois do casamento, o Rei D. José I, seu avô e pai de sua esposa, faleceu, e sua mãe ascendeu ao trono. D. José, como novo príncipe herdeiro da coroa, tornou-se Príncipe do Brasil e o 14.° Duque de Bragança.
O Príncipe D. José faleceu prematuramente de varíola em Lisboa, aos vinte e sete anos. Seu corpo está sepultado no Panteão dos Braganças, em São Vicente de Fora, tendo a sua morte contribuído para a loucura da sua mãe, a Rainha.
O seu irmão menor D. João tornou-se o herdeiro da coroa e, mais tarde, rei de Portugal, com o nome de João VI de Portugal.761 — 11 de Setembro de 1788) foi o filho primogénito da RainhaD. Maria I e de seu consorte, D. Pedro III.

Sem comentários:

Enviar um comentário