Previsão do Tempo

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Luísa de Sabóia´, nasceu a11 de Setembro de1476



LouisedeSavoie1.jpg
Luísa de Sabóia (11 de setembro de 1476 — 22 de setembro de 1531) foi duquesa de Angoulême, a mãe de Francisco I da França.
Nasceu em Pont d'In, a filha mais velha de Filipe II, duque de Sabóia, e de Margarida de Bourbon. Aos doze anos, casou com Carlos de Orleães, conde de Angoulême, com quem teve dois filhos:
Em 1515, seu filho Francisco tornou-se rei e Luísa, devotada ao filho, teve uma parte importante no governo. Feita duquesa de Angoulême, foi escolhida como regente quando Francisco empreendeu sua primeira expedição à Itália em 1515 e 1516.
Quando sua prima Susana de Bourbon morreu em 1521, Luísa reclamou para si o ducado de Auvergne e outras possessões dos Bourbons. Isto a levou (apoiada pelo rei) a competir com Carlos III, o duque condestável de Bourbon, viúvo de Susana, a quem ela propôs casamento a fim de resolver a questão da herança dos Bourbons. Ao ser rejeitada por Carlos, Luísa se esforçou em prejudicá-lo. Assim, em 1521, em benefício de sua mãe, Francisco I confiscou parte da propriedade dos Bourbons, incluindo oducado de Auvergne. Isto levou Carlos a cometer traição, oferecendo seus serviços ao imperador Carlos V. Ao ser desmascarado, ele fugiu para a Itália em 1523. Quatro anos depois, ele morreu em guerra contra seu país.
Regente novamente em 1525 e 1526, durante a segunda expedição italiana do rei, Luísa foi capaz de afastar Henrique VIII da Inglaterra de sua aliança com Carlos V. Ela também foi ativa nas negociações para libertar seu filho do cativeiro na Espanha, e com a cunhada Margarida da Áustria negociou o Tratado de Cambrai, ou A Paz das Damas, em 1529, entre Francisco I e Carlos V.
Luísa faleceu em Gretz-en-Gâtinois, aos 55 anos, vítima da peste. Seu corpo está sepultado na Catedral de Saint-Denis.

Sem comentários:

Enviar um comentário