Previsão do Tempo

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Cómodo Imperador romano de seu nome completo Lúcio Aélio Aurélio Cómodo, morreu a 31 de Dezembro de 192


Cómodo
Imperador romano de seu nome completo Lúcio Aélio Aurélio Cómodo, governou entre 180 e 192. Era filho e sucessor do imperador Marco Aurélio.
A sua personalidade era singular. Tinha uma predilecção pela vida de gladiador, autodenominando-se Hércules Romanus . Era vaidoso, libertino e votado à loucura que lhe surgiu precoce. Condenou primeiro ao exílio e depois à morte a sua companheira Crispina, a sua irmã Lucila e posteriormente o prefeito do Pretório Perénio e toda a sua família. Multiplicou os atentados àqueles que detinham um papel singular na vida civil e no Governo, casos do Senado e das elites, excepção feita aos cristãos, demonstrando de igual modo um profundo aborrecimento e desconsideração pelo cargo que ocupava. Chegou a nomear em 189 25 cônsules, sendo frequente os julgamentos nos tribunais serem resolvidos com dinheiro, vendendo igualmente cargos públicos, no Governo e na magistratura.
Durante o seu período como imperador teve, contudo, o bom senso de escolher para as províncias e para o exército indivíduos com capacidades de administração, bem como o cuidado em atender a solicitações dos mais oprimidos, como o caso dos colonos africanos.
Após diversos atentados, foi assassinado a 31 de Dezembro  de 192 a pedido da sua favorita Márcia.

Sem comentários:

Enviar um comentário