Previsão do Tempo

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Principais acontecimentos registados no dia 18 de julho, Dia Internacional Nelson Mandela (dedicado ao ativismo):

Principais acontecimentos registados no dia 18 de julho, Dia Internacional Nelson Mandela (dedicado ao ativismo):


1374 -- Morre o poeta e humanista italiano Francisco Petrarca, autor de "Triunfos", "Do Lazer Religioso" e "Da Vida Solitária".

1536 -- Henrique VIII anula a autoridade do Papa no domínio britânico e assume a liderança da Igreja de Inglaterra.

1697 - Morre o padre António Vieira, missionário jesuíta português, diplomata, visionário, autor de "A Chave dos Profetas", célebre pelos sermões anti-dogmáticos.

1870 -- O Concílio Vaticano I define o dogma da infalibilidade papal.

1872 -- Introdução do voto secreto nas eleições britânicas.

1886 -- Morre o poeta Cesário Verde.

1900 -- Nasce a escritora e filósofa francesa de origem russa Nathalie Sarraute, pseudónimo de Nathalie Tcherniak, autora de "A Era da Suspeita".

1918 - Nasce Nelson Mandela, descendente do chefe da tribo Thembu da África do Sul, advogado, dirigente do Congresso Nacional Africano, eleito presidente do país em 1994.

1925 -- Publicação de "Mein Kampf", de Adolfo Hitler.

1936 - Guerra Civil em Espanha. O general Francisco Franco comanda a sublevação em Ceuta, um dia depois da insurreição de Melilla, contra o governo republicano. Juntam-se as forças das Ilhas Canárias.

1951 -- Morre o presidente Fragoso Carmona.

1961 -- Guerra Colonial. Começa a operação de cerco a Nambuangongo, Angola, ocupada pelas forças da UPA, desde fevereiro.

- Cimeira Europeia de Bad-Godesberg, Alemanha, na qual os seis países da CEE se declaram favoráveis a uma futura "união dos Estados membros".

1966 -- A África do Sul insiste na soberania da Namíbia, no Sudoeste Africano, contrariando as decisões do Tribunal Internacional.

1973 -- Começa o II Congresso do PAIGC, na Guiné-Bissau. Aristides Pereira é eleito secretário-geral e a Assembleia Nacional Popular é convocada para proclamar a independência.

- Caso Watergate. O presidente dos EUA Richard Nixon põe fim ao sistema interno de gravações da Casa Branca, depois conhecida a sua existência, pelo Senado.

1974 - Toma posse o II Governo Provisório, liderado pelo general Vasco Gonçalves.

1984 -- Os governos britânico e argentino começam as negociações, dois anos após o cessar-fogo do conflito Falkland-Malvinas.

1987 - Morre o sociólogo e escritor brasileiro Gilberto Freyre, autor de "Casa Grande e Senzala", aos 87 anos.

1988 - Morre o compositor português Joly Braga Santos, 64 anos, autor de "Mérope" e "Trilogia das Barcas".

1990 - O Iraque acusa o Kuwait de "roubar" petróleo iraquiano, desde 1980, e de ocupar parte do seu território, reclamando o reembolso de 2,4 mil milhões de dólares.

1991 - Realiza-se, em Guadalajara, México, a I Cimeira Ibero-americana dos 19 países latino-americanos.

1992 - José Eduardo dos Santos marca as primeiras eleições de Angola para 29 e 30 de setembro.

1993 - Morre o cineasta Jean Negulesco, 93 anos, realizador de "Humoresque" e "Como Casar com Um Milionário".

2000 -- Cimeira da CPLP, em Maputo, reclama o perdão da dívida aos países africanos.

2002 -- Aprovação do anteprojeto de Lei do novo Código do Trabalho.

2003 - A cantora cabo-verdiana Cesária Évora é nomeada embaixadora do Programa Alimentar Mundial na Luta Contra a Fome.

- Aparece morto o perito inglês David Kelly, funcionário do Governo britânico, que terá confirmado à BBC ter sido exagerada a ameaça iraquiana no relatório de Tony Blair, sobre a alegada existência armas de destruição maciça, no Iraque.

2004 - Morre José Viana Baptista, 73 anos, gestor, ex-ministro das Obras Públicas, antigo presidente do Instituto de Investimento Estrangeiro.

2005 -- Morre William Westmoreland, 91 anos, general norte-americano, antigo comandante das forças dos EUA na guerra no Vietname.

2006 - É assinado o acordo de cessar-fogo entre as Forças Armadas Angolanas e o Fórum de Cabinda para o Diálogo.

- Morre Raul Cortez, 73 anos, ator brasileiro.

2007 - É aprovado na especialidade o novo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior.

- O Tribunal de Felgueiras condena a 20 anos de prisão, por homicídio qualificado, um professor acusado de ter regado a ex-namorada com gasolina, pegando-lhe fogo.

- Um tribunal especial indiano condena à morte três pessoas pela participação nos atentados de 1993 em Bombaim (oeste), que causaram 257 mortos.

- A maior central nuclear do Japão, em Kashiwazaki, é encerrada dois dias depois do violento sismo que abalou a região, originando um incêndio e fugas radioativas.

2008 - O Governo escolhe o arquiteto João Biancard Cruz para suceder ao ex-bastonário da Ordem dos Advogados José Miguel Júdice na liderança do projeto da Frente Tejo em Lisboa

- O novo Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas é aprovado pela maioria socialista com as abstenções do PSD e do CDS-PP e os votos contra do PCP, Bloco de Esquerda e Verdes

- Valentim Loureiro e mais 13 dos 24 arguidos são condenados no Tribunal de Gondomar no âmbito do processo "Apito Dourado", relacionado com alegada corrupção e tráfico de influências no futebol profissional e na arbitragem. Valentim Loureiro é condenado a três anos e dois meses de prisão, com pena suspensa por igual período, por abuso de poder e prevaricação, bem como perda de mandato na presidência da Câmara de Gondomar. Valentim Loureiro, José Luís Oliveira e Pinto de Sousa foram absolvidos pelo Tribunal no que se refere aos crimes de corrupção
===============
Este é o nonagésimo nono dia do ano. Faltam 166 dias para o termo de 2011.

Pensamento do dia: "O que escapa às palavras é o que as palavras devem dizer". Nathalie Sarraute (1900-99), escritora francesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário