Previsão do Tempo

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Jacqueline du Pré nasceu dia 26 de janeiro de 1945


 
Jacqueline du Pré nasceu dia 26 de janeiro de 1945 na cidade de Oxford. O nome francês veio de seus ancestrais. Quase não freqüentou a escola e teve como guru o celista e professor inglês William Pleeth.
Aos 20 anos já era conhecida mundialmente e, ainda assim, foi para Moscou aperfeiçoar-se com Mstislav Rostropovich. “Ele era grosseiro e cruel”, confidenciou Jackie a um amigo, desmistificando a aura de bonzinho do mestre russo.
Carismática e dona de uma personalidade esfuziante, ganhou de um admirador anônimo um violoncelo Stradivarius avaliado em mais de 2 milhões de dólares. O instrumento encontra-se hoje nas mãos do celista Yo-Yo Ma.
Em 1967 casou-se com o pianista e regente Daniel Barenboim.
A revista Time escreveu: “Assim começou um dos relacionamentos mais notáveis, tanto pessoal quanto profissional, que a música já conheceu desde os dias de Clara e Robert Schumann.”
Certa vez, comentou que não conseguia localizar no tempo o momento em que começou a perder a sensibilidade dos dedos e braços. Em 1973, foi diagnosticada esclerose múltipla. Mesmo com a progressão da doença impossibilitando a locomoção, continuou a dedicar-se ao magistério e foi agraciada por diversas universidades com títulos Honoris Causa.
Para fazê-la feliz, Barenboim proporcionou-lhe uma última aparição em público. Jackie sentou-se no meio da orquestra, no Royal Albert Hall de Londres, e tocou tambor numa sinfonia de Haydn. Foi a última ovação que recebeu.
Já com a saúde muito debilitada e com a perda da fala e da audição, aos 42 anos, o mundo perdeu uma das maiores celistas de todos os tempos.
Entre suas melhores gravações, destacam-se os concertos de Elgar, com a Sinfônica de Londres, regida por sir John Barbirolli, e o de Schumann, dirigido pelo marido Barenboim.

Sem comentários:

Enviar um comentário