Previsão do Tempo

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

José Mário dos Santos Mourinho Félix. Nasceu em 26 de Janeiro de 1963


José Mário dos Santos Mourinho Félix. Nascido em 26 de Janeiro de 1963 e tendo, portanto, 48 anos de idade, viveu a sua infância e juventude em Setúbal, terra onde nasceu. Filho de Félix Mourinho (que foi, em tempos, guarda-redes do União de Leiria e, mais tarde, também treinador de futebol) e de Maria Júlia (a qual não incentivou muito o seu interesse por futebol em pequeno).
Infância e Juventude
Viveu sempre com um pé no relvado e outro na escola. Apenas com 10 ou 11 anos de idade, Mourinho já sabia muito sobre os jogadores da altura. Por volta dos seus 16 anos, era o seu pai na época guarda-redes, interessava-se muito pelo futebol, pelas tácticas e até pelas conversas de balneário que por vezes escutava.
Chegou mesmo a ajudar o clube do pai. Numa altura em que um jogo era definitivo para a passagem ou não para a primeira divisão, Mourinho passou uma semana a assistir aos treinos do adversário, a estudá-lo. A verdade é que as suas observações e conclusões foram boas já que o objectivo foi alcançado.
Quem não gostava muito do grande interesse do filho por futebol era a sua mãe. Principalmente porque apesar de jogar bem, José Mourinho não era um grande jogador e, por isso, seus pais queriam que ele se preocupasse primeiro com os estudos e depois com a bola. Conselho que este seguiu, licenciando-se no Instituto Superior de Educação Física.
Vida Profissional
Como Jogador
Mesmo não sendo a sua ”especialidade”, (como se veio a comprovar mais tarde) Mourinho chegou a jogar futebol, tendo começado pelos iniciados do Grupo Desportivo e Recreativo “O Sindicato” de Setúbal e pelos juniores do Belenenses. Mais tarde jogou nos seniores do Rio Ave, passando também pelo Sesimbra e novamente pelo Belenenses. Mas, vendo que nunca seria uma grande estrela, desistiu de ser jogador. Além disso, chegou ainda a ser professor de educação física numa escola em Alhos-Vedros.

Como Treinador

A desistência de ser jogador de futebol abriu portas para a carreira que o iria fazer brilhar. Foi na década de noventa que se estreou como treinador adjunto de Manuel Fernandes no Estrela da Amadora. Mas foi com Sir Bobby Robson que Mourinho mais evoluiu e com o qual pode começar a trabalhar no estrangeiro. Começou como treinador adjunto do inglês no Sporting, mudou-se para o Futebol Clube do Porto quando esse também foi para lá e mais tarde foi para Barcelona. Só deixou a companhia de Bobby Robson quando este foi contratado por outro clube mas Mourinho preferiu permanecer com o novo treinador do Barcelona, Louis Van Gaal. O facto de ter começado como treinador adjunto deu-lhe a “bagagem” para mais tarde estar no comando de grandes equipas, como todos sabemos. Além disso, o facto de ter treinado, mesmo como adjunto, equipas estrangeiras fez com que se integrasse com facilidade a novos países e novas realidades.
Mais tarde surge a oportunidade de ser ele a treinar uma equipa, neste caso uma equipa portuguesa, o Benfica. Após ter conseguido conquistar os adeptos do Benfica há eleições na presidência do clube e ele acaba por ser trocado por outro treinador. Mas Mourinho não ficou muito tempo sem trabalho, sendo contratado pela União de Leiria. Mas claro, o grande impulso para a sua carreira foi a entrada no Futebol Clube do Porto. As mudanças fizeram-se sentir no clube e Mourinho, após ter perdido o campeonato afirmou que isso seria ultrapassado na época seguinte. E isso realmente aconteceu. Mais ainda, já que, com o FC do Porto, Mourinho conquistou duas vezes o Campeonato Português, a Taça de Portugal, a Supertaça Portuguesa, a Liga dos Campeões da Europa e a Taça UEFA. Com isto, Mourinho não só mostrou o quão bom estava a ser o seu trabalho, mas também fez um clube português ganhar a Taça UEFA pela primeira vez.
Com tantas vitórias acabou por chamar a atenção do estrangeiro e foi contratado pelo Chelsea FC. Os feitos repetiram-se: ganhou duas vezes o Campeonato Inglês, a Taça de Inglaterra, a Supercopa da Inglaterra e a Taça da Liga Inglesa. É de notar que o Chelsea não conseguia ganhar o campeonato já há 50 anos. Mas nem esse feito fez José Mourinho permanecer aí, sendo que muitos dizem que o trabalho do treinador, apesar de bem pago, não foi valorizado pelo clube.
Mas, após os rumores, confirmou-se que Mourinho iria treinar a equipa do Inter de Milão. Tal como já havia feito ao ir treinar os outros clubes, levou a sua equipa técnica com ele. Os feitos repetiram-se e em Itália, Mourinho ganhou o Campeonato por duas vezes, a Copa Italiana, a Supercopa e a Liga dos Campeões. Com isto, Mourinho foi o primeiro treinador a ganhar o campeonato nacional, uma taça e uma competição europeia por duas vezes. A primeira fê-lo com o FC do Porto em Portugal e passados 6 anos conseguiu o mesmo, em Itália, com o Inter de Milão. Mas Mourinho não se ficou por Itália, estando actualmente a treinar o melhor clube do mundo, o poderoso Real Madrid.
No seu primeiro ano à frente do Real Madrid, José Mourinho conquistou a Taça do Rei frente ao eterno rival Barcelona, com um golo de Cristiano Ronaldo no 1º tempo do prolongamento. No dia 22 de Julho de 2011, para além de treinador, José Mourinho passou a acumular as funções de director desportivo do Real Madrid, aumentando assim o seu poder no clube merengue. E com certeza não se vai ficar por aqui.
Uma Lição para Todos Nós
Mourinho é uma pessoa de personalidade forte que seguiu os seus sonhos e foi bem-sucedido. Conseguiu levar para fora o prestígio nacional que de outras formas tem dificuldade em sair. A sua dedicação é uma lição para nós porque todos devem seguir o que gostam. E quando se fecha uma janela (como no caso de Mourinho, quando viu que não seria grande jogador), abre-se uma porta. Esforço e dedicação são palavras-chave para o sucesso de qualquer pessoa.
Prémios individuais
  • Treinador do Ano (UEFA): 2003
  • Equipa do Ano, Treinador do Ano (UEFA): 2003, 2004, 2005
  • IFFHS Melhor treinador do Mundo (3): 2004, 2005, 2010
  • Melhor Treinador do Ano (World Soccer): 2004, 2005, 2010
  • Onze d’Or, Treinador Europeu do Ano (1): 2005
  • Personalidade do Ano, Treinador do Ano (BBC Sports): 2005
  • Treinador do Ano (FA Premier League): 2004/2005, 2005/2006
  • Treinador do Mês (FA Premier League): Novembro 2004, Janeiro 2005, Março 2007

Sem comentários:

Enviar um comentário