Previsão do Tempo

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Igrejas Caeiro morreu hoje aos 94 anos 19/02/2012




Ator, encenador e locutor, morreu este domingo aos 94 anos. A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), que divulgou um comunicado a dar a notícia, manifestou através da sua administração e direção "o mais sentido pesar".

A SPA apelida-o de um dos "nomes mais marcantes e populares da rádio, do teatro, do cinema e da televisão em Portugal". Igrejas Caeiro morreu este domingo, aos 94 anos.
Nascido a 18 de agosto de 1917 em Castanheira do Ribatejo, fez carreira no mundo da comunicação. Estreou-se como ator em 1940 no Teatro Nacional de D. Maria, em Lisboa, e seis anos depois, entrou no primeiro filme da sua carreira: "Camões", de Leitão de Barros. Como autor, apresentador e empresário, foi responsável pela conceção e difusão de programas como "Os Companheiros da Alegria" e "O Comboio das Seis e Meia".
Afastado da rádio pela ditadura do Estado Novo, na sequência de afirmações sobre a ocupação militar portuguesa de territórios na Índia, só voltou à rádio depois da revolução do 25 de Abril de 1974. Do seu currículo consta a fundação do Teatro Maria Matos, em Lisboa, em 1969.
Igrejas Caeiro foi ainda militante do PS, deputado à Assembleia da República e vereador da Câmara Municipal de Cascais.
Em 2005, a SPA atribuiu-lhe o Prémio de Consagração de Carreira e também a Medalha de Honra, dedicando-lhe uma grande exposição retrospetiva em 2007.



Sem comentários:

Enviar um comentário