Previsão do Tempo

domingo, 19 de agosto de 2012

19 de Agosto de 1953, um golpe de estado coloca no poder o xá Reza Pahlevi

 

Atuando em conjunto, a CIA norte-americana e o M-16, o serviço secreto inglês, arquitetaram um golpe de Estado no Irã, em 1953: a Operação Ajax. O objetivo era a derrubada do primeiro-ministro Mohammad Mossadegh, o líder nacionalista que estatizara as empresas petrolíferas estrangeiras. Esta ação revelou-se historicamente desastrosa. O nacionalismo iraniano, escorraçado e perseguido pelo regime pró-ocidental do Xá Reza Pahlevi (1953-1979), terminou por refugiar-se nas mesquitas dos sacerdotes e guias religiosos, fazendo com que eles liderassem a revolução Xiita de 1979. Revolução religiosa e cultural que causou muito mais estragos aos interesses anglo-americanos do que o nacionalismo secular de Mossadegh de vinte e cinco anos antes.
Em princípios de junho de 1953, um agente da CIA (Agência Central de Inteligência) transpôs clandestinamente a fronteira iraquiana-iraniana. Tratava-se de Kermit Roosevelt, neto do ex-presidente Theodor Roosevelt, o criador do Big stick, a política de aplicar o porrete em favor dos interesses americanos no mundo. A missão dele, a mando do secretário de Estado John F. Dulles, era convencer o Xá Reza Pahlevi a se desfazer do "inconveniente" primeiro-ministro

Mohammad Mossadegh, líder do Movimento Nacional Iraniano. Tinha início a Operação Ajax, coordenada pelo agente Donald Wilber e por Norman Darbyshire, o braço do serviço secreto britânico no Irã, uma das mais célebres e bem-sucedida ações clandestinas da agência norte-americana e do M-16 britânico, deflagrada para reverter uma situação crítica aos interesses anglo-americanos no Irã.

Sem comentários:

Enviar um comentário