Os alemães subestimaram e ignoraram completamente o efeito do radar nas operações aéreas.
As suas observações concentravam-se nos campos de aviação e nos alvos estratégicos, como zonas onde se encontravam fábricas de armamento, e ignoravam as antenas do sistema de radar britânico.
Na verdade os alemães sabiam da existência das antenas e tinham-nas registado cuidadosamente nos seus mapas, mas identificaram-nas como sistemas civis de rádio, destinados à navegação aérea para aeronaves de passageiros, não os considerando como alvos prioritários.
O objectivo alemão era o de destruir a capacidade dos britânicos lutarem no ar. Inicialmente os alemães bombardearam os aeródromos à volta de Londres, para destruir a capacidade de resposta da RAF, mas depararam-se com surpresas desagradáveis.
A primeira, foi o numero de aeronaves que os britânicos tinham disponíveis, que era bastante maior que aquele que os alemães tinham estimado. Dezenas de caças Hurricane aguardavam os bombardeiros alemães e estabeleciam contacto com os caças de escolta Me-109.
Além do Hurricane, que era a aeronave mais significativa em termos de numero, os alemães também se depararam com o caça britânico «Spitfire», que embora construído em menor numero, era mais ágil que os caças alemães.
A táctica utilizada pelos alemães foi a de avançar com os bombardeiros de forma a que estes pudessem funcionar como isco para atrair os caças britânicos. Como resultado, muitos deles foram abatidos.
Entre os aviões abatidos conta-se a mais famosa «baixa» da batalha de Inglaterra do lado alemão. Tratou-se do bombardeiro táctico Ju-87B «Stuka», que embora tivesse provado as suas qualidades na guerra de Espanha e nas campanhas da Polónia e da França, mostrou que perante uma força aérea organizada e a combater sobre o seu território, a utilidade do bombardeiro táctico leve era muito reduzida.
Os Stukas não tiveram a oportunidade de fazer soar as suas atemorizadoras sirenes, que incutiam terror na população civil, porque na sua maioria foram abatidos antes de iniciar o ataque.
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