Previsão do Tempo

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

A 9 de Novembro de 1938 deu-se na Alemanha a " Noite de Cristal"


Sinagoga destruída durante a Noite dos Cristais (Kristallnacht). Foto tirada em Dortmund, Alemanha, novembro de 1938.
A Noite de Cristal é o nome dado ao pogrom que teve lugar na Alemanha na noite de 9 para 10 de Novembro de 1938. O pogrom foi justificado pelas autoridades alemãs como uma reacção espontânea de violência em relação ao assassinato do terceiro secretário da embaixada alemã em Paris, Ernst Von Rath. O atacante, Hershl Grinshpan, era um judeu polaco de 17 anos, cujos pais tinham sido expulsos da Alemanha na semana anterior, tal como mais de 17 mil judeus polacos. Ao perceber o estado deplorável em que os pais se encontravam, numa terra de ninguém entre a Polónia e a Alemanha, Grinshpan pretendeu marcar o seu protesto com este gesto desesperado.

O assassinato foi só um pretexto para o pogrom, organizado pelo Ministro da Propaganda Joseph Goebbels com a aprovação de Hitler. Durante o ataque foram incendiadas e destruídas 267 sinagogas em todo o Reich e foram queimados e saqueados cerca de 8000 negócios de propriedade judaica. Os vidros partidos das sinagogas e dos negócios deram nome ao progrom daquela noite – A Noite de Cristal. Nesta noite foram assassinados 91 judeus e mais de 30 mil foram detidos e enviados para campos de concentração.

O regime Nazi atribuiu aos judeus a responsabilidade destes acontecimentos obrigando as organizações judaicas a pagar uma “compensação” ao Estado no valor de mil milhões de marcos. As indemnizações foram confiscadas e os comerciantes judeus foram obrigados a limpar os vestígios da destruição para “restaurar o aspecto da rua”.

A Noite de Cristal constituiu a finalização de um período de segregação social, expropriação económica e incentivo à emigração judaica por meios supostamente constitucionais. O que aconteceu a seguir foi uma combinação deste processo constitucional com uma violência brutal, manifestada principalmente através da intensidade e da frequência de actos caracterizados por uma crueldade sem precedentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário