Previsão do Tempo

sábado, 29 de dezembro de 2012

Madame de Pompadour, nasceu a 29 de Dezembro de 1721



Jeanne-Antoinette Poisson, mais conhecida como Madame de Pompadour, nasceu em Paris em 1721 e faleceu em Versalhes 43 anos depois. O hiato que separa as datas é suficiente para que esta personalidade biografada no livro de Nancy Mitford seja considerada uma das figuras mais emblemáticas do século XVIII francês. E razões não faltam.
Houve dois acontecimentos na infância de Madame de Pompadour muito interessantes. O primeiro é que já em criança ela era conhecida pela família como Reinette (rainhazinha) por ser uma menina decidida, ágil e forte. A segunda ocorrência, já mais tarde, resulta da ida de Jeanne-Antoinette com a mãe a uma vidente, em que estas ficaram «impressionadas» com as palavras da cartomante. A previsão de Madame Lebon (o nome da vidente) fora certeira e não esquecida pela rapariguinha que no seu testamento – 34 anos mais tarde, ela então Madame de Pompadour – escreveu: «600 libras para Madame Lebon, por ter-me dito, aos 9 anos de idade, que um dia eu seria amante de Luis XV.»
Antes disso e para satisfazer os costumes de família da altura, Jeanne-Antoinette Poisson casou-se com um homem de quem não gostava. Tinha ela 21 anos, uma idade já considerada tardia para casar. Após o enlace a jovem ficou conhecida como Madame d'Etioles, mas não por muito tempo, pois precocemente ficou viúva. No mesmo espaço de tempo o rei Luis XV, que era conhecido na corte como um D. Juan francês, depois de se ter enamorado por inúmeras mulheres ficou igualmente celibatário. Conforme conta Mitford, é praticamente impossível dizer como, quando e onde Madame d'Etioles e Luis XV se conheceram (possivelmente na Sala dos Espelhos do Palácio de Versailhes (onde foi também assinado o famoso Tratado de Versailles) aquando do Baile dos Teixos, que teve inclusivamente a presença de Voltaire – que tornou-se mais tarde um amigo da Marquise), mas ocerto é que em 1972 eles tornaram-se amantes.
Quando os membros da aristocracia tomaram conhecimento da relacção do rei com uma simplesbourgeois; pensavam que tratava-se de apenas mais um passatempo ocasional, um affair.
Dotada de inteligência, beleza, ambição e perspicácia, Madame de Pompadour tornou-se a lendária amante do rei Luís XV e dividiu facções: por um lado a jovem encantava a corte ao mesmo tempo que cultivava inimizades de pessoas que invejavam a sua posição.
Influenciado por Madame de Pompadour, o rei demitia autoridades e assinava tratados, para satisfazer os caprichos da sua adorada.

Sem comentários:

Enviar um comentário