Previsão do Tempo

sábado, 30 de novembro de 2013

Em Portugal a criatividade ainda não morreu!



Bicicleta híbrida que atinge 80 km/hora produzida por autodidacta de Tondela
Dois anos e quatro meses de trabalho levou um autodidacta de Tondela a produzir uma bicicleta híbrida (eléctrica e a pedal) que atinge os 80 quilómetros/hora e que agora colocou à venda para recuperar o investimento para novos projectos.
Luís Pacheco, 39 anos, disse aos que a máquina é perfeitamente funcional, chegou a fazer um pouco mais de 180 quilómetros, com o mesmo motor mas num quadro de BTT, com uma única carga eléctrica, cujo carregamento calcula ter um custo entre os 20 e os 30 cêntimos após entre sete a oito horas de carga.
A bicicleta, com uma visual arrojado, devido ao quadro em alumínio soldado – que lhe dá um ar invulgar – está à venda num site de anúncios gratuitos pela melhor proposta superior ao valor base de 9750 euros.
Apesar de atingir velocidades pouco comuns numa bicicleta, a máquina tem um limitador que determina o desempenho desejado entre os 10 e os 80 km/hora, explicou o criador da LUPA 1, assim baptizada com as primeiras iniciais do seu nome e por ser o seu primeiro protótipo.
A autonomia invulgar deve-se, segundo explicou, às duas baterias de lítio que integra e que são também dos componentes mais caros: 890 euros cada uma.
O projeto foi desenvolvido a pensar no seu fabrico em série futuramente e foi até já observado por empresários chineses, contou Luís Pacheco.
Contudo, o inventor confessou preferir que a LUPA 1 fique em Portugal e seja desenvolvida através de investidores nacionais, embora até agora ainda não tenham aparecido candidatos.
Caso consiga negociar o seu “brinquedo pessoal”, como chama à bicicleta, Luís Pacheco pretende construir um triciclo, igualmente híbrido, mas com cabine.
O projeto foi concretizado com o apoio da empresa Tojaltec, faz questão de salientar Luís Pacheco referindo também que foi a empresa onde trabalha que transformou um carro convencional numa viatura elétrica em 2007 e posteriormente uma outra deixou também de andar exclusivamente a gasolina para passar a mover-se a energia elétrica, mantendo a anterior caixa de velocidades

Sem comentários:

Enviar um comentário