Previsão do Tempo

segunda-feira, 30 de março de 2015

Henry Warren Beatty nasceu em Richmond/EUA a 30 de março de 1937



Henry Warren Beatty nasceu em Richmond/EUA a 30 de março de 1937 e é um actor, produtor, director e roteirista do cinema norte-americano, irmão mais novo da premiada actriz Shirley MacLaine, casado com a também actriz Annette Bening e um dos grandes nomes da indústria cinematográfica de Hollywood dos últimos quarenta anos.
Warren nasceu na Virgínia, filho de pais professores que se mudaram para a cidade de Arlington durante a sua adolescência e onde ele se tornou um astro de futebol americano local.
Encorajado pela irmã mais velha, que então começava a iniciar a carreira de actriz, Warren deixou o futebol para se dedicar às artes, conseguindo um emprego de assistente de palco, durante as férias de verão, num teatro de Washington D.C., o que lhe deu a primeira oportunidade de travar contacto com alguns actores e diretores.
Após uma estreia num filme para televisão, em 1959, teve a sua primeira oportunidade no cinema pelas mãos do director Elia Kazan, no filme Clamor do Sexo, contracenando com Natalie Wood, num drama marcado pela tensão sexual e psicológica que envolvia o casal protagonista e lançava Beatty como um actor da nova safra de Hollywood, com grande apelo junto ao público feminino.
Durante os seis anos seguintes faria alguns filmes de relativa importância, até produzir e actuar naquele que seria um divisor de águas, na linguagem cinematográfica de Hollywood, e o estabeleceria como um personagem inovador e respeitado do cinema americano.
Bonnie & Clyde: Uma Rajada de Balas é um filme geralmente lembrado como a pedra fundamental de uma nova geração de jovens actores, diretores e produtores de cinema - chamada de Nova Hollywood – que possibilitou o surgimento de cineastas como Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, George Lucas e Steven Spielberg entre outros, com uma nova visão cinematográfica, até então inexistente no cinema americano.
Receoso de ser rotulado como um realizador tímido e sem personalidade e ainda sofrendo como o fracasso da comédia O que é que há gatinha?, onde, como produtor, foi manobrado por Woody Allen e depois forçado a deixar a produção, Warren produziu Bonnie & Clyde numa situação de desespero de afirmação pessoal e como uma maneira de ter o controlo total de todo projeto onde estivesse envolvido.
Como produtor e idealizador do filme contratou dois roteiristas novatos e o jovem director Arthur Penn para levar às telas a história do casal de foras-da-lei que nos anos 1920 aterrorizou o interior dos Estados Unidos com assaltos a bancos e assassinatos e se tornaram famosos nacionalmente através da imprensa.
Controlou todas as etapas da produção, inclusive a escolha do elenco, roteiro e a montagem final do filme, como faria pelo resto da carreira, como diretor/produtor ou só como produtor.
Com sua combinação de humor, violência, sexo e assustador realismo, o filme foi um campeão de bilheteria saudado como inovador pela crítica e indicado para dez oscares da Academia, marcando, junto com Sem Destino de Dennis Hopper, o início de uma nova era em Hollywood, onde os estúdios passaram a dar mais liberdade aos diretores para que fizessem seus filmes de acordo com visões próprias em vez de um seguirem um estereótipo cinematográfico pré-determinado pela indústria.
É geralmente aceite pelos historiadores de cinema, que se não fosse por ele e sua visão idiossincrática de Bonnie & Clyde, que resultou num estrondoso sucesso, os estúdios nunca permitiriam que os novos diretores surgidos no começo da década seguinte, como Coppola e Scorsese, fizessem os filmes que os tornariam famosos e a estagnação da indústria do cinema americano nos anos 60 continuaria pela década seguinte.
Até os 55 anos ele manteve-se um homem de muitas mulheres e solteirão convicto, quando então conheceu Annette Bening, a atriz com quem co-estrelou Bugsy em 1992 e com quem finalmente se casaria, mantendo uma relação estável há vinte anos e que teve quatro filhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário