Previsão do Tempo

segunda-feira, 15 de junho de 2015

A 15 de Junho de - Morre José Carranca Redondo, 89 anos, industrial, pioneiro da publicidade "outdoor" em Portugal.


José Carranca Redondo
Nasceu na Lousã em 1916 e começou a trabalhar em 1929, na altura da crise após a 1ª Guerra Mundial, numa fábrica de papel. Depois de passar por outra empresa local ingressa na pequena fábrica produtora do Licor Beirão e posteriormente torna-se vendedor de máquinas de escrever. Mais tarde, e para não ficar sem emprego, José Carranca Redondo compra a fabriqueta, onde anteriormente tinha trabalhado, e começa a árdua tarefa de vender licor numa altura em que não havia sequer dinheiro para a alimentação.
Mas este empreendedor, por vocação, não se cingiu a este negócio. Teve empresas de sinalização (com ideias trazidas dos Estados Unidos da América), de brinquedos e uma com especial importância, de publicidade.
O sucesso das campanhas publicitárias do Licor Beirão com “outdoors”, fez com que outras empresas o contratassem para fazer a publicidade. Assim, aproveitando as viagens feitas para colocação da publicidade de outros, e com uma atitude de quem vê sempre o copo meio cheio, José Carranca Redondo aproveitou para fazer também publicidade ao seu licor, permitindo que este se espalhasse cada vez mais, andasse de boca em boca e viesse a ter a notoriedade que possui hoje em dia.
Um homem que fez um pouco de tudo, no seu curriculum vitae pode ostentar orgulhosamente o título de Pai do Licor de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário