Previsão do Tempo

quarta-feira, 29 de julho de 2015

A 29 de Julho de 2008 - Morre o presidente da Fundação Bissaya Barreto, Nuno Viegas Nascimento, vítima de doença prolongada. Presidia ao conselho de administração da FBB desde 1981.


Viegas Nascimento faleceu ao início da manhã de hoje, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, vítima de leucemia, informou Carlos Páscoa, coordenador das comemorações dos 50 anos da FBB, actualmente em curso.
Nuno José Gaspar Viegas Nascimento, 56 anos, natural da Figueira da Foz, presidia ao conselho de administração da FBB há 27 anos.
Licenciou-se em Engenharia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), iniciou trabalhos para se graduar em Master Science no Imperial College of London, mas a doença súbita do pai, arquitecto naval, fê-lo regressar a Portugal.
Condecorado pelo governo francês com o Grau de "Chevalier de L'Ordre du Mérit", em 1993, Viegas Nascimento foi representante consular de França na Figueira da Foz (1991) e Cônsul de França em Coimbra (2002). Em 1993 candidatou-se a presidente da Câmara da Figueira da Foz.
Ao logo da sua carreira exerceu vários cargos de administrador em diferentes organizações empresariais, de entre as quais se destacam o Instituto Portuário da Figueira da Foz, a Estaleiros Navais do Mondego, Invesvita – Serviços de Saúde de Coimbra, a Beira Televisão e a TV Saúde, o Centro Hospitalar de Coimbra e a Junta Autónoma do Porto da Figueira da Foz.
A Fundação Bissaya Barreto, criada em 1958, está vocacionada para prestar assistência em várias áreas, tendo dedicado especial atenção às crianças. Gere infra-estruturas como o Portugal dos Pequeninos, casas de crianças, campos de férias, colónias balneares e lares para idosos.
A Fundação detém ainda, em Coimbra, um Instituto Superior, uma Maternidade, um Centro de Geriátrico e um colégio de ensino do 1º ciclo, uma Unidade de Atendimento à Surdez, Serviço Domiciliário e a Casa do Pai, um centro de acolhimento para crianças em risco.

Sem comentários:

Enviar um comentário