As linhas mestras da sua poética surgem claramente logo no seu primeiro livro de poesia (Poemas de Deus e doDiabo, 1925), no qual o culto da originalidade, entendida como autenticidade expressiva, se processatematicamente entre os polos do Bem e do Mal, do espírito e da carne, e, enfim, do divino e do humano. Nestecontexto, os neorrealistas criticaram o psicologismo da sua poesia, que consideravam excessivamente voltada"para o umbigo".
Como autor dramático, José Régio coligiu, em 1940, no Primeiro Volume de Teatro, textos dramáticos (TrêsMáscaras, Jacob e o Anjo) publicados dispersamente desde os anos trinta, a que se seguiriam o drama realistaBenilde ou a Virgem-Mãe (1947), uma peça que veio a ser adaptada ao cinema por Manoel de Oliveira, El-ReiSebastião (1949), A Salvação do Mundo (1954), O Meu Caso ou Mário ou Eu-Próprio - O Outro (1957), peças que,em larga medida, estabelecem uma continuidade entre temas, problemáticas religiosas, humanas e metafísicas jáabordadas na obra poética, transferindo o que esta possuía de forma latente em tensão dramática, patético eexibição emotiva para o registo teatral. É de destacar também O Jogo da Cabra Cega (1934), um romancemarcado pelo recurso à técnica do monólogo interior. Postumamente foram editadas as memórias Confissão deum Homem Religioso. Comparecendo ainda em publicações como Portucale, Cadernos de Poesia ou TávolaRedonda, José Régio organizou vários florilégios de poetas diversos, redigiu estudos prefaciais para poetas dageração da Presença e preparou a primeira série das Líricas Portuguesas.
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