Filho de um sapateiro pobre, ficou órfão de pai aos dois anos de idade. Por iniciativa do pároco da freguesia, entrou para a Casa Pia de Lisboaem 1887, revelando especiais aptidões para o desenho e para a escultura. Matriculou-se naEscola de Belas-Artes de Lisboa em 1893, vindo a terminar o curso com distinção cinco anos mais tarde. Neste período foi jogador de futebol, inicialmente no Casa Pia AC e, mais tarde, no Sport Lisboa e no Sporting CP.
Em 1903, partiu para Paris como bolseiro, para frequentar a Escola de Belas Artes. A bolsa de estudo era magra e, na capital francesa, passou por dificuldades financeiras. Frequentou o atelier de Charles Raoul Verlet e desposou Nadine Dubose, de nacionalidade francesa.
Em 1906, graças a um subsídio concedido pelo visconde de Valmor, pôde partir para Roma, onde prosseguiu os seus estudos e aprimorou a sua arte escultórica. Foi aí que executou a estátua “Crepúsculo” (1906), actualmente no Museu do Chiado em Lisboa. Ainda a lutar com dificuldades económicas, e então já pai de uma criança, leccionou francês e jogou futebol na equipa do SS Lazio, que chegou a capitanear e onde se destacou, tornando-se no primeiro futebolista português a jogar no estrangeiro.
Regressou a Portugal em 1909. No ano seguinte, no contexto da implantação da República, venceu o concurso promovido pela Câmara Municipal de Lisboa para a escolha do busto feminino oficial da República portuguesa. No plano desportivo, prosseguiu a sua carreira no Sporting, como jogador. Foi um dos fundadores da Associação de Futebol de Lisboa e foi, também, árbitro de futebol.
A sua obra adoptou, «numa situação tardo/naturalista, intenções simbolistas», que seriam desenvolvidas de outro modo por escultores do primeiro modernismo nacional. Esculpiu “Salomé” (1913), “Beijo” (1915), “Nina” (1917) – obras pertencentes ao Museu do Chiado – e “Prometeu”, actualmente no Jardim Constantino em Lisboa. Foi ainda autor da escultura mortuária “Poeta” para o túmulo de Gomes Leal, no Cemitério do Alto de São João, em Lisboa, e o principal escultor do Monumento ao Marquês de Pombal, na praça do mesmo nome em Lisboa, depois de vencer o concurso aberto em 1915 para selecção do melhor projecto (em colaboração com os arquitectos Adães Bermudes e António do Couto). Na pintura, assinale-se a sensualidade dos seus nus femininos.
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