sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

A 11 de Dezembro de 1908 - Nasceu Manoel de Oliveira





Manoel Cândido Pinto de Oliveira nasceu no Porto a 11 de Dezembro de 1908 e morreu a 2 de abril de 2015, foi um cineasta português e, segundo se diz, foi o mais velho realizador do mundo em actividade.
Autor de trinta e duas longas-metragens, Manoel de Oliveira , nasceu na freguesia de Cedofeita, cidade do Porto, no seio de uma família da alta burguesia nortenha, com origens na pequena fidalguia.
É filho de Francisco José de Oliveira (Mosteiro, Vieira do Minho, 1865 - ?), industrial e primeiro fabricante de lâmpadas em Portugal, e de sua mulher (Lordelo do Ouro, Porto) Cândida Ferreira Pinto (Porto, Santo Ildefonso, 13 de abril de 1875 - Porto, 2 de julho de 1947).
Ainda jovem foi para A Guarda, na Galiza, onde frequentou um colégio de jesuítas. Admite ter sido sempre mau aluno. Dedicou-se ao atletismo, tendo sido campeão nacional de salto à vara e atleta do Sport Club do Porto, um clube de elite. Ainda antes dos filmes veio o automobilismo e a vida boémia. Eram habituais as tertúlias no Café Diana, na Póvoa de Varzim, com os amigos José Régio, Agustina Bessa-Luís, Luís Amaro de Oliveira e outros.
Cedo é mordido pelo bichinho do cinema.
Depois uma longa carreira, com muitos filmes, muitos prémios e galardões!
Manoel de Oliveira faleceu a 2 de abril de 2015, com 106 anos e em actividade!