COLOCAR AS BARBAS DE MOLHO
O uso de barba era muito comum na antiguidade e na idade média e era tido como um símbolo de honra e poder. Há no entanto muitas excepções.
Na Grécia era usual o uso de barba mas Alexandre, o grande, proibiu-as alegando serem uma desvantagem em combate. Já a igreja católica romana desaconselhou aos seus clérigos o uso de barba para não serem confundidos com sacerdotes de outras religiões mormente os da igreja ortodoxa.
Na idade média ter a barba cortada por alguém era uma grande humilhação. Era de tal importância a barba que o 4º Vice-rei da Índia, D. João de Castro, querendo obter um empréstimo para reedificar a fortaleza de Diu deu, como penhor, as suas barbas.
Mas “colocar as barbas de molho” o que significa? Há um ditado espanhol que esclarece o sentido da frase: “quando você vir as barbas de seu vizinho pegar fogo, ponha as suas de molho”,
Para quem dá tamanha importância à barba é deverá tomar todos os cuidados para não ficar sem elas.
Actualmente o seu significado é: ser prudente, prevenir-se, estar de sobreaviso, ter paciência.
Uma expressão contrária “tire as barbas de molho” pode também significar um pedido para acabar com o seu estado de inactividade e assemelha-se a dizer para arregaçar as mangas e agir.
Sem comentários:
Enviar um comentário