QUEM PENSA QUE O ATLETA MAIS BEM PAGO DO MUNDO É CRISTIANO RONALDO ESTÁ MUITO ENGANADO, EXISTIU OUTRO TAMBÉM PORTUGUÊS E CHAMOU-SE CAIO APULETO DIOCLES, NASCEU EM LAMECUS A ATUAL LAMEGO, FOI UM DOS MAIORES CONDUTORES DE QUADRIGAS DE SEMPRE, TENDO JUNTADO O EQUIVALENTE A MAIS DE 15 MIL MILHÕES DE DOLARS (EM MOEDA ATUAL) AO LONGO DA SUA VIDA. (Na foto a estátua do atleta em Lamego)
Caio Apuleio Diocles era um famoso condutor de quadrigas, um desporto que era o equivalente aos ralis ou à Fórmula 1 do Império Romano, e ainda hoje reina como o atleta mais rico da História.
Nascido por volta de 104 D.C., o berço de Caio foi na antiga Lusitânia, mais especificamente na cidade de Lamecus atualmente Lamego, onde existe uma estátua em sua honra.
Começou a sua carreira aos 18 anos em Ilerda, a atual Lérida, na Catalunha, depois seguiu para o Circo Máximo, em Roma, onde se realizavam as grandes disputas deste desporto espetáculo. Lá, adotou o nome de “Lamecus”, em honra à sua cidade natal.
A carreira de Caio Apuleio Diocles foi bastante longa apesar das corridas de quadrigas serem muito perigosas e uma queda significar muitas vezes ser pisado pelos cavalos dos rivais ou arrastado pela arena. Ao longo de uma carreira de 24 anos, o atleta participou em 4257 corridas e venceu 1462 amealhando por isso vastos proventos pelas vitórias.
Para os romanos, as corridas de quadrigas eram o desporto de eleição, fomentadas pelos Imperadores, que oferecendo uma distração tão desejada à população aumentavam assim a sua popularidade.
As provas estavam envoltas em grandes rituais e iniciavam-se com uma procissão sagrada pelas ruas de Roma, até ao Circo Máximo, que acolhia até 200 mil pessoas.
Sem comentários:
Enviar um comentário