Irei falar de tudo e do nada. Histórias e estórias. Coisas pensantes e desconcertantes. Fundado a 30 de Novembro de 2009 numa 2ª Feira
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segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
3 DE DEZEMBRO: AS HISTÓRIAS DESTE DIA
Conversa entre Colbert e Mazarin
Entre 1643 e 1715...
Esta conversa ocorreu entre 1643 e 1715, um diálogo entre Colbert e Mazarin durante o reinado de Luís XIV, na peça teatral"Le Diable Rouge", de Antoine Rault:
Colbert;- Para arranjar dinheiro, há um momento em que enganar o contribuinte já não é possível. Eu gostaria, Senhor Superintendente, que me explicasse como é possível continuar a gastar quando já se está endividado até ao pescoço...
Mazarin;- Um simples mortal, claro, quando está coberto de dívidas, vai parar à prisão. Mas o Estado é diferente! Não se pode mandar o Estado para a prisão. Então ele continua a endividar-se... Todos os Estados o fazem!
Colbert:- Ah, sim? Mas como faremos isso, se já criamos todos os impostos imagináveis?
Mazarin;- Criando outros.
Colbert;- Mas já não podemos lançar mais impostos sobre os pobres.
Mazarin: -Sim, é impossível.
Colbert: - E sobre os ricos ?
Mazarin: - Os ricos também não. Eles parariam de gastar. E um rico que gasta faz viver centenas de pobres.
Colbert: - Então, como fazemos ?
Mazarin: - Colbert! Tu pensas como um queijo, um penico de doente! Há uma quantidade enorme de pessoas entre os ricos e pobres: as que trabalham sonhando enriquecer e temendo empobrecer. É sobre essas que devemos lançar mais impostos, cada vez mais, sempre mais! Quanto mais lhe tirarmos, mais elas trabalharão para compensar o que lhe tiramos.
Formam um reservatório inesgotável. É a classe média!
...
Esta "conversa" já vem de à séculos, as massas comem por norma o que lhes atiram... Despertar consciências é uma tarefamental-somática mais difícil do que parece!
Sem esquecer, que já desde os tempos em que éramos macacada, já fazíamos política...
A evolução não pára, nem estagna... É uma jornada sem fim!
El Che ...Vive!
Esta conversa ocorreu entre 1643 e 1715, um diálogo entre Colbert e Mazarin durante o reinado de Luís XIV, na peça teatral"Le Diable Rouge", de Antoine Rault:
Mazarin;- Um simples mortal, claro, quando está coberto de dívidas, vai parar à prisão. Mas o Estado é diferente! Não se pode mandar o Estado para a prisão. Então ele continua a endividar-se... Todos os Estados o fazem!
Colbert:- Ah, sim? Mas como faremos isso, se já criamos todos os impostos imagináveis?
Mazarin;- Criando outros.
Colbert;- Mas já não podemos lançar mais impostos sobre os pobres.
Mazarin: -Sim, é impossível.
Colbert: - E sobre os ricos ?
Mazarin: - Os ricos também não. Eles parariam de gastar. E um rico que gasta faz viver centenas de pobres.
Colbert: - Então, como fazemos ?
Mazarin: - Colbert! Tu pensas como um queijo, um penico de doente! Há uma quantidade enorme de pessoas entre os ricos e pobres: as que trabalham sonhando enriquecer e temendo empobrecer. É sobre essas que devemos lançar mais impostos, cada vez mais, sempre mais! Quanto mais lhe tirarmos, mais elas trabalharão para compensar o que lhe tiramos.
Formam um reservatório inesgotável. É a classe média!
...
Esta "conversa" já vem de à séculos, as massas comem por norma o que lhes atiram... Despertar consciências é uma tarefamental-somática mais difícil do que parece!
Sem esquecer, que já desde os tempos em que éramos macacada, já fazíamos política...
A evolução não pára, nem estagna... É uma jornada sem fim!
El Che ...Vive!
domingo, 2 de dezembro de 2012
Conflito entre Sporting e Viagra termina em tribunal!
Em vez de tomarem viagra entram em imitações e depois é o que dá.
Nelly Furtado nasceu a 2 de Dezembro de 1978
Nelly é filha destes emigrantes açorianos que se estabeleceram no Canadá. Aprendeu a tocar trombone quando tinha nove anos de idade e o teclado quando tinha onze.
Começou a compôr as suas próprias canções quando tinha apenas treze anos.
Após terminar o ginásio, Furtado mudou-se para Toronto onde formou o duo Nelstar em 1997 com o músico local Tallisman. "Like", uma das canções do Nelstar recebeu uma garantia do VideoFACT de que seria gravado um videoclipe, mas Furtado sentiu que o estilo musical do duo não apresentava a sua verdadeira personalidade e talento e o clipe nunca foi lançado.
Foi cantando no clube noturno da cidade, o Lee's Palace, que Furtado conheceu o vocalista dos Pilosopher Kings Gerald Eaton. Este tornou-se um importante colaborador e co-produtor no álbum de estréia da cantora, Whoa, Nelly!, quando assinou contrato com a DreamWorks Records. Whoa, Nelly! foi um dos álbuns Pop melhor vendidos da sua categoria, com os singles "I'm like a Bird" e "Turn off the light". Este álbum valeu-lhe um Grammy pela melhor cantora Pop com a música "I'm like a Bird". O mesmo álbum valeu-lhe também várias colaborações, sendo entre elas a mais famosa "Fotografia" com Juanes, onde Nelly pôde revelar o seu espírito Latino."
A 20 de setembro de 2003, Furtado deu à luz a sua primeira filha, Nevis. O pai da criança é o seu ex-namorado Jasper Gahunia (conhecido por Lil' Jaz).
O segundo álbum de Furtado, Folklore, foi lançado em 25 de novembro de 2003. Este álbum teve singles de sucesso como "Powerless (say what you want)" e "Try". O álbum inclui, igualmente, a musica "Força", que foi escrita para ser o Hino Oficial do Campeonato Europeu de Futebol de 2004 que ocorreu em Portugal. No dia 4 de julho de 2004, Furtado interpretou a canção no Estádio da Luz em Lisboa para finalizar o Campeonato.
Em 2006, fará a sua estréia no cinema com o filme Nobody's Hero, que conta como cenários o Canadá, Iraque e Espanha. O seu terceiro álbum, Loose, está nas lojas desde 20 de Junho de 2006. Os primeiros singles, "Promiscuous", Maneater e "No hay igual" são os primeiros singles extraídos do álbum e foram lançados ao mesmo tempo, em diferentes partes do mundo. O álbum ocupa o 1º lugar dos tops tanto na Europa como nos Estados Unidos.
2 de Dezembro de 1923, nasceu Maria Callas
Calogeropoulous, filha de imigrantes gregos, nasce em Nova York no dia 2 de Dezembro de 1923 durante uma grande tempestade que,segundo sua mãe, influenciaria o temperamento da criança. Evangelia, sua mãe, desejava um filho homem. Callas cresce tímida e insegura, gorda e feia, ao lado de sua irmã, Jackie, loura, linda e mimada por todos. Seu amor pela música surge muito cedo.Aos 4 anos extasia-se ao som de uma pianola mecânica; aos 8 já interpreta melodias ao piano e aos 10 canta árias de “Carmem”, uma canção chamada “The Earth is Free” e “La Paloma”.
Evangelia incentivava o talento de Maria com o clássico e excessivo zelo das mães de artistas, sua ambição passando por cima das objeções do marido que julga estar se exigindo demais da menina. Mas quando Maria canta, escapa da realidade e refugia-se num mundo de sonho e perfeição, onde é amada e festejada por todos e, bela, triunfa.
Em 1.943, Mary Ann, como se chama então, ganha um relógio de pulso em um concurso nacional de canto para amadores. Essa rotina de competições perdura até 1977 quando sua mãe resolve voltar à Grécia, de onde poderia dirigir e educar a voz da filha sem as interferências do
marido. Em Atenas, após ter a idade falsificada pela mãe, Maria é admitida no Conservatório Nacional. Aos 15 anos faz sua estréia no papel de Santuzza da “Cavalleria Rusticana” no Teatro Olympia. Dois anos mais tarde é aceita experimentalmente no conservatório de Atenas,
estudando com Elvira de Hidalgo, que logo se torna a pessoa de maior influência em sua carreira.Sua grande oportunidade surge em 1942,
quando substitui uma soprano da ópera Real, no papel de Tosca, num teatro ao ar livre.
Durante a ocupação ítalo-germânica, Callas dá alguns recitais a soldados em troca de comida e continua sua carreira na Ópera Real.Em 1945 decide regressar aos EUA para libertar-se da influência dominadora da mãe. Em Nova York conhece Giovanni Zenatello que procura cantores para a segunda temporada pós-guerra da Arena de Verona, e consegue o papel principal em “La Gioconda”. Em Verona conhece os dois homens que mudariam sua vida: o famoso maestro Túlio Serafin, seu mentor artístico, e Giovanni Batista Meneghini, rico industrial, 30 anos mais velho do que ela, com quem se casaria. Enquanto Meneghini oferece segurança emotiva e financeira, Serafin consegue-lhe inúmeros contratos nos Teatros Italianos; começando por “Tristão e Isolda”, no Teatro La Fenice de Veneza em 1947, seguido por “As Valquírias” e “I Puritani”. Após um trabalho exaustivo nos Teatros de Ópera Italianos, Callas estreia em 1950 no La Scala de Milão, substituindo Renata Tebaldi em duas apresentações de “Aida”. Logo se torna a maior estrela da companhia, estreando a Temporada de 1951 com a ópera de Verdi “I Vespri Siciliani” e depois com
“Macbeth, “La Vestale”, “Norma”, “Ballo in Maschera”, “Poliuto”, etc. etc…
No La Scala, seu lar artístico por 10 anos, conhece Luchino Visconti que a dirige em cinco óperas entre elas “La Sonnambula”, e a inesquecível “La Traviata”, chamada “A Traviata do Século”, espetáculo insuperado até hoje em todos os seus aspectos.Callas sempre reconhece a extraordinária influência de Visconti sobre sua carreira,dizendo que o diretor ensinou-lhe a arte de representar.
Em 1953 Callas perde 35 quilos em meses,tornando-se elegante,linda e atraente. É o regime mais famoso de todos os tempos, cercado de mistério e polémica. Seguem- se uma série de escândalos, discussões e brigas que dão à Maria Callas a fama de temperamental: “A Tigresa”. Na realidade Callas só exige profissionalismo, qualidade, criatividade e honestidade. Suas brigas com o Scala de Milão e o Metropolitan de Nova York são amplamente exploradas por seus inimigos.
Em 1959, mais um escândalo: Maria separa-se de Meneghini e torna-se pública sua relação amorosa com o armador grego Aristóteles Onassis, um dos homens mais ricos do mundo.
Totalmente apaixonada, Callas dedica grande parte do seu tempo à intensa vida social, festas, iates, viagens, afastando-se do canto, do estudo e dos teatros, sempre do lado de Onassis, que não gosta de ópera e quer que ela pare de cantar. Callas traz assim classe e dignidade a Onassis, prejudicando sua própria carreira e voz. Em 1966 obtém o divórcio de Meneghini, mas seu sonho de casar com Onassis é destruído por uma violenta discussão entre ambos duas horas antes da cerimónia. Tempos depois, Onassis casa-se com Jacqueline, viúva de John Kennedy.
Seu único consolo diante dessa terrível e pública rejeição seria retornar ao canto, mas além de alguns problemas vocais, perdera a coragem necessária para fazer sua aparição em cena. Quando finalmente assina contrato é para um filme, uma interpretação não cantada de “Medea”, sob a direção de Píer Paolo Pasolini. Desiludida com essa experiência, e não se sentindo disposta a voltar à ópera, Callas sente necessidade de participar de alguma atividade artística, de se manter atuante. Aceita então um convite do Curtis Institute of Music de Filadélfia para dirigir uma série de aulas, mas abandona a escola dois dias depois quando percebe que os alunos não estavam suficientemente preparados. Peter Mennin, da Julliard School of Music de Nova York, convence-a a voltar ao ensino dando outra Máster Class. Como resultado, em 1971 examina 300 profissionais, reduzidos a 25 no ano seguinte.
Em suas aulas transmite toda sua experiência teatral e seus profundos conhecimentos musicais e artísticos. Nelas pode cantar sem compromisso, recuperando assim a auto-confiança, aceitando a gravação de um disco com duetos de Verdi e Donizetti em companhia de Giuseppe di
Stefano. Em 1973 Maria Callas retorna aos palcos em companhia de Di Stefano numa turnê mundial de concertos que se inicia na Alemanha e termina no Japão.Mesmo assim, Callas não recupera a paixão e a vontade de viver, lutar e criar. Apesar de continuar sendo a artista mais carismática, digna e profissional Maria isola-se em seu apartamento em Paris, onde morre de parada cardíaca em 16 de setembro de 1977, pouco depois da morte de Onassis, seu grande amor e última esperança.
A 2 de Dezembro de 1859 nasceu Georges Seurat
Quando Georges Seurat (1859-1891) apresentou Um Domingo à Tarde na Ilha de la Grande Jatte (1884-1886), foi aclamado como o expoente dos pintores neo-impressionistas.
Les bourgeois de Paris, que parecem em excursão numa das ilhas do Sena, são na verdade figuras estáticas, desligadas entre si, conferindo assim um teor muito estruturado à composição.
Durante cerca de dois anos fez mais de sessenta estudos para esta composição, meticulosamente elaborada com minúsculos pontos de tinta.
As cambiantes dos tons básicos obtidas pela distância entre as manchas de cor e pelos contrastes criados pela delimitação das áreas de alguma forma, representam o início do cubismo.
2 de Dezembro de 1988, Butto torna-se primeira-ministra do Paquistão
Benazir Bhutto (Karachi, 21.6.1953 – Rawalpindi, 27.12.2007) era filha de Zulfikar Ali Bhutto (1928-1979), o político que ficou à frente dos destinos do Paquistão após a derrota pela Índia e a criação do Bangladesh, em fins de 1971, e depois deposto por um golpe militar chefiado por Zia Ul Haq, em 1977. Assumiu então a direcção do Partido Popular do Paquistão, fundado por seu pai em 1967, e, em 1988, depois de um primeiro exílio em Londres, aos 35 anos, Benazir tornou-se primeira-ministra na sequência de eleições, mas dois anos depois, era obrigada a demitir-se acusada de nepotismo e corrupção. De novo eleita em 1993, em 1996 sairia pressionada por novas acusações de corrupção. Em 1999 acabaria por se exilar voluntariamente no Dubai e em Londres, mas continuando a dirigir o PPP, que continuou a ser a principal força de oposição ao general Pervez Musharraf.
O seu regresso ao Paquistão, em Outubro deste ano, ocorreu num momento de grave crise do país e esse facto tê-la-á levado a aceitar um pacto com os militares, os velhos inimigos da sua família, para a repartição do poder na sequência das próximas eleições, previstas para Janeiro de 2008. O objectivo seria a reconciliação nacional, mas o seu gesto foi mal aceite por muitos dos seus apoiantes.
Hoje, foi alvejada por um tiro quando saía de um comício de campanha eleitoral disparado por um suicida que se fez explodir em seguida.
O seu regresso ao Paquistão, em Outubro deste ano, ocorreu num momento de grave crise do país e esse facto tê-la-á levado a aceitar um pacto com os militares, os velhos inimigos da sua família, para a repartição do poder na sequência das próximas eleições, previstas para Janeiro de 2008. O objectivo seria a reconciliação nacional, mas o seu gesto foi mal aceite por muitos dos seus apoiantes.
Hoje, foi alvejada por um tiro quando saía de um comício de campanha eleitoral disparado por um suicida que se fez explodir em seguida.
2 de Dezembro de 1956, Fidel Castro e camaradas revolucionários desembarcam em Cuba
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