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segunda-feira, 13 de agosto de 2018

A 13 de Agosto de 1990, morreu Caridad Bravo Adams, escritora Mexicana.

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Caridad Bravo Adams, escritora mexicana, morreu na Cidade do México em 13 de Agosto de 1990. Nascera em Villahermosa, Tabasco, no dia 14 de Janeiro de 1908.
Filha de jovens actores cubanos imigrados, Caridad dedicou a sua vida à criação de histórias dramáticas para radionovelas, telenovelas e filmes. As suas histórias têm sido adaptadas para a televisão, em toda a América Latina.
Era irmã do também actor Leo Bravo, que foi um dos pilares da televisão venezuelana. Aos 16 anos, Caridad escreveu o seu primeiro livro de poemas intitulado “Pétalos Sueltos,” seguido por outros igualmente de poesia.
Na década de 1930, residiu na Cidade do México, dedicando-se ao jornalismo e à representação. Em 1936, decidiu ir a Cuba, onde escreveu a famosa radionovela “Yo no creo en los hombres”, a sua primeira peça melodramática.
É autora de mais de uma dúzia de romances históricos sobre a independência de Cuba. Decidiu voltar para o México, onde escreveu romances como “La Mentira”, “Corazón salvaje”, “Bodas de ódio” e “Paraíso Maldito”, sendo uma das mais prolíficas escritoras da América Latina.
Passou os seus últimos dias em La Casa del Actor, na Cidade do México, falecendo de causas naturais.
Após a sua morte, a Editorial Diana publicou compilações das suas histórias para a televisão. Caridad Bravo escreveu numerosos livros que - ainda hoje - são aproveitados para argumentos de telenovelas.

A 13 de Agosto de 1624,dá-se a nomeação para 1º ministro do Cardeal Richelieu

A 13 de Agosto de 1863, morreu Eugène Delacroix

A 13 de Agosto de 1899, nasce Alfred Hitchcock



domingo, 12 de agosto de 2018

Teatro Romano de Aspendos (Turquia)



Teatro Romano de Aspendos (Turquía). Com capacidade de abrigar até 15.000 espectadores, foi construido por volta do ano 155 d.C pelo arquitecto grego Zenon.
 

A 12 de Agosto de 2013, morreu Teresa Arriaga (Pintora portuguesa)

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Tereza de Arriaga, pintora portuguesa, morreu em Oeiras no dia 12 de Agosto de 2013. Nascera em Lisboa, em 5 de Fevereiro de 1915.
Com um percurso discreto e não linear, iniciou-se nas artes plásticas sob a motivação do neo-realismo, nos anos 1940, tendo evoluído então para trabalhos abstractizantes de carácter geométrico. Todavia, só a partir do final dos anos 1950/60 é que a sua obra ganha mais consistência. Mantendo a sensibilidade social como traço da sua expressão plástica, evoluiu para uma exploração aprofundada da cor e das linhas, inspirando-se numa poética da relação humana ao mistério dos elementos naturais. As suas obras são assinadas simplesmente com “Tereza Arriaga” ou “Tarriaga”.
Sendo neta de Manuel de Arriaga, primeiro presidente da República Portuguesa, Tereza, cujo nome completo era Maria Thereza d'Almeida Pinheiro d' Arriaga, nasceu no Palácio de Belém, pois o seu pai, Roque Manuel de Arriaga, era na altura secretário pessoal do presidente e vivia com a família numa parte arrendada do palácio. Cedo teve de abandonar esta morada, pois em 14 de Maio de 1915 deu-se uma revolução que pôs fim ao mandato presidencial, tendo Tereza Arriaga andado então debaixo de balas. Com três anos, ficou órfã da mãe, que morreu de gripe pneumónica aos 27 anos de idade.
Foi educada num meio cultural privilegiado e politicamente esclarecido, onde preponderavam as ideias republicanas, que lhe suscitaram desde cedo a compreensão dos problemas sociais. Passou a infância no Monte Estoril, onde recebeu, tal como os seus irmãos, a primeira instrução dada pelo pai, embora este a sujeitasse a outras experiências educativas que passavam, nomeadamente, por uma preceptora inglesa e pelo internato no Colégio da Pena, em Sintra, de pendor religioso. Como estas experiências não tiveram os resultados desejados, a família voltou para Lisboa e Tereza foi finalmente para uma escola, o Colégio Inglês, particular e de orientação severa, onde conclui a instrução primária já tardiamente.
Apesar do republicanismo do pai, a sua educação tendeu para o que era o ideal burguês da época: saber ler e escrever, tocar piano e aprender francês. Esta educação atrasou o seu percurso artístico e académico. Tendo tentado seguir o estudo de piano, foi no desenho que, já no fim da adolescência, investiu fortemente por mote próprio, decidindo preparar-se para a Escola de Belas Artes. Entretanto, frequentou o atelier de pintura de Raquel Roque Gameiro, filha do grande aguarelista Roque Gameiro, que logo abandonou por conselho da própria, pois o que lá se aprendia e pintava não a satisfaziam minimamente.
Frequentou então um curso nocturno na Sociedade Nacional de Belas-Artes, onde era a única mulher. Nesta escola, teve como professor Frederico Aires, que lhe emprestava bustos de gesso do seu atelier para Tereza treinar o desenho.
Com a sua dedicação e ambição, no ano seguinte, conseguiu entrar para a Escola de Belas Artes para frequentar o curso de Pintura, «num tempo em que eram raras as mulheres que abraçavam de um modo profissional a carreira artística». É lá que conhece o estudante e futuro pintor Jorge de Oliveira, que reencontra mais tarde em Leiria e com quem veio a casar.
No final do 3º ano, resolveu ir trabalhar e interrompeu o curso. Foi então leccionar Desenho para a Escola Industrial de Marinha Grande, uma cidade-oficina do vidro situada em pleno Pinhal de Leiria, na região centro do País, onde residiu entre 1944 e 1945. Esta escola estava situada no perímetro da antiga Fábrica Nacional dos Vidros, a maior fábrica de vidro do País, mais tarde designada Fábrica-Escola Irmãos Stephens, fundada em 1769 por William Stephens (e onde hoje está instalado o Museu do Vidro). Para além da actividade de ensino, onde procurou implementar métodos de pedagogia pela arte, contactou directamente com a realidade operária e desenhou uma série de esboços, “Meninos operários”, uma grande parte deles em papel de embrulho. Nesta série, retratou sobretudo os gestos e os rostos cansados e enrugados pela desidratação, das crianças que trabalhavam nas fábricas de vidro.
Em 1952, concluiu o curso de Pintura com uma tese (uma pintura a óleo de grandes dimensões) nomeada “Vidreiros” e baseada na experiência da Marinha Grande, que se encontra em poder da actual Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Entre 1944 e 1985, foi professora de Desenho em várias escolas, incluindo a Escola de Artes Decorativas António Arroio.
Dedicando-se com empenho quer à maternidade (é mãe pela única vez em 1948), quer à profissão, e devido à sua discrição, a carreira de pintora vai durante anos ficar para segundo plano, diferentemente do marido, cuja obra desde cedo se tornou uma referência na história da arte portuguesa, tendo participado nos movimentos emergentes do neo-realismo e do surrealismo, e sido um dos pioneiros do abstracto-geometrismo em Portugal.
A pulsão criativa esteve sempre presente e, mesmo na ausência de um trabalho sistemático, fez inúmeros esboços e projectos, muitos deles em simples bilhetes de eléctrico ou em papelinhos de telefone, que mais tarde viriam a traduzir-se em apontamentos desenvolvidos. Neste longo período, dedicou-se também à aguarela, explorando o seu potencial técnico na elaboração de projectos para telas a óleo, que viria a usar para a grande maioria dos seus trabalhos, pois como a própria pintora dizia, «o óleo é como cavar a terra». A aguarela permite uma maior liberdade e rapidez no momento da criação conceptual. Sendo também uma desenhadora exímia, nos anos 1950 e 60 dedicou-se principalmente ao Retrato. É desta época, 1951 e 1952, a pintura em atmosfera geométrica. Colaborou ainda, em 1966 e 1967, com a Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses, expondo nas exposições de final de curso.
Mas foi só a partir de finais dos anos 1960 que Tereza Arriaga começou a dedicar-se com mais disciplina e assiduidade à pintura, adoptando o estilo que, evoluindo na continuidade, manteve até ao fim.
Ainda na Marinha Grande, sensibilizada pela terrível realidade que testemunhara, e motivada pela conjuntura (final da II Guerra Mundial e desenvolvimento de actividades políticas anti-regime de Salazar), vem a desenvolver uma série de iniciativas de âmbito cultural-político, designadamente através de clubes e associações operárias, conferências temáticas sobre os direitos das mulheres, a música ou a história, levando à vila industrial intelectuais e artistas de Lisboa como Fernando Lopes Graça, Maria Isabel Aboim Inglês ou o historiador Flausino Torres.
Envolveu-se (anos 1940/50) numa participação política antifascista que a levou a ser detida pela PIDE e encarcerada na prisão de Caxias durante 110 dias. Esta prisão viria a trazer-lhe inúmeros problemas profissionais.
Apesar dos inúmeros esboços (como, por exemplo, a série de carvões sobre os meninos operários, de pendor neo-realista) e criações pontuais mais elaboradas, foi só a partir de 1967 que Tereza de Arriaga se entregou com maior consistência e profissionalismo à pintura.
A sua obra está representada na colecção do Museu do Chiado e em diversas colecções institucionais e particulares, nacionais e estrangeiras.

A 12 de Agosto de 1939, estreia-se "O Feiticeiro de Oz", nos EUA

A 12 de Agosto de 1955, morreu Thomas Mann



Escritor de língua alemã, Thomas Mann nasceu em Lübeck, a 6 de Junho de 1875, numa família burguesaopulenta, domiciliada naquela cidade do Schleswig-Holstein. Era irmão do notável escritor Heinrich Mann e pai do historiador Golo Mann.
Os desejos de liberdade plena cedo o levaram a manifestar-se em favor do regime republicano e da democracia,dando provas claras desse seu liberalismo no romance Os Buddenbrook, uma análise psico-realista da burguesia decadente, que publicou em 1901, quando tinha apenas vinte e cinco anos, e que lhe conferiu considerável notoriedade no mundo da literatura. Neste romance aflora já claramente o jogo das antíteses, traço característico das suas análises psicológicas e psicossociais, como burguês e artista, vida e espírito, doença e génio, coletivo e individual, que vieram a tornar-se evidentes nos romances Tristão (1903), Tónio Kröger (1903) e Morte em Veneza(1912).
Tendo sofrido influência da filosofia de Nietzsche (1844-1900) e de Schopenhauer (1788-1860), Thomas Mann revela-se, de modo especial, como romancista de caracteres doentios e decadentes, e passa a ser considerado como mestre do romance psicológico e da novela psicológica.
No romance Montanha Mágica (1924) faz uma análise exaustiva do tempo que precedeu a 1.a Grande Guerra,numa Europa doente.
No romance Doutor Fausto (1947) volta-se para o tema da discórdia entre o espírito e a vida e leva a ação a desembocar na catástrofe do herói, em paralelo com a calamidade que pouco antes se abatera sobre o povo alemão.
Nas Confissões do Intrujão Félix Krull (1954) Thomas Mann expõe a sua velha dúvida relativamente à arte e revela a existência de traços comuns à arte e à intrujice.
Thomas Mann viveu em Munique, com pequenas interrupções de 1893 a 1933; saiu da Alemanha para a Suíça após a subida ao poder de Adolfo Hitler (1889-1945) e transferiu-se da Suíça para os Estados Unidos da Américaem 1938, passando, em 1944, a ter nacionalidade americana.
Recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1929 e o Prémio Goethe em 1949.
Morreu em Kilchberg (Zurique) a 12 de agosto de 1955, aos oitenta anos.
Thomas Mann é autor de uma obra literária vasta e rica, da qual fazem parte, além das já citadas, as seguintes obras:
O Pequeno Senhor Friedemann (1898); Florença (1906); Alteza Real (1909); Senhor e Cão (1919); Mário e o Feiticeiro (1930); Da Próxima Vitória da Democracia (1938); Carlota em Weimar (1939); Esta Guerra (1940); A Alemanha e os Alemães (1947); O Eleito (1951); A Simplória (1953), entre outras.

A 12 de Agosto de 1907. nasce Adolfo Correia da Rocha (Miguel Torga)



Adolfo Correia da Rocha é autor de uma produção literária vasta e variada, nasceu em S. Martinho de Anta, Vila Real, a 12 de agosto de 1907, e morreu em Coimbra, a 17 de janeiro de 1995.
Depois de ter trabalhado no Brasil, entre os 13 e os 18 anos (experiência que viria ser evocada na série de romances de inspiração autobiográfica Criação do Mundo), Adolfo Correia da Rocha regressou a Portugal, vindo a licenciar-se em Medicina. Durante os estudos universitários, em Coimbra, travou conhecimento com o grupo deescritores que viriam a fundar a Presença, chegando a publicar nas edições da revista o seu segundo volume de poesia, Rampa. Em 1930, depois de assinar, com Edmundo de Bettencourt e Branquinho da Fonseca, uma carta de dissensão enviada à direção da publicação coimbrã, co-funda as efémeras revistas Sinal e Manifesto. Não obstante a passagem pelo grupo presencista, no momento da suas primícias literárias, Miguel Torga assumirá, ao longo dos cerca de cinquenta títulos que publicou - frequentemente em edições de autor e à margem de políticas editoriais - uma postura de independência relativamente a qualquer movimento literário. Os seus textos poéticos, numa primeira fase, abordaram temas bucólicos, a angústia da morte, a revolta, temas sociais como a justiça e a liberdade, o amor, e deixaram transparecer uma aliança íntima e permanente entre o homem e a terra.
Na poesia, depois de algumas coletâneas ainda imbuídas de certo dramatismo retórico editadas no início dos anos trinta, a publicação dos volumes onde ostenta já o pseudónimo Miguel Torga - segundo Pilar Vásquez Cuesta (cf.Revista de Ocidente, agosto de 1968), esta invenção pseudonímica simboliza, pela analogia com a urze, a obrigação de constância, firmeza e beleza que o artista deve manter, por mais adversas que sejam as estruturas pessoais e históricas em que se move, ao mesmo tempo que "a escolha do nome Miguel responde ao propósito de acrescentar um novo elo lusitano a toda uma cadeia espanhola (Miguel de Molinos, Miguel de Cervantes, Miguel de Unamuno) de pensamento combativo e rebelde" - como Lamentação (1934), O Outro Livro de Job (1936),Libertação (1944), Odes (1946), Nihil Sibi (1948), Cântico do Homem (1950), Penas do Purgatório (1954), Orfeu Rebelde (1958), Câmara Ardente (1962) ou Poemas Ibéricos (1965), firmam uma poesia que é "fundamentalmente a busca da fidelidade no Terrestre, a busca da aliança sem mácula do homem com o Terrestre; a busca da inteireza do homem no Terrestre" (ANDERSEN, Sophia de Mello Breyner, cit. in Boletim Cultural do Serviço de Bibliotecas Itinerantes e Fixas da Fundação Calouste Gulbenkian, n.º 10, dedicado a Miguel Torga, maio de 1988,p. 72). Ancorada no húmus natal, essa poesia dá também conta de uma "ambição de absoluto" que, para Torga, deve "permanecer como simples acicate, pura aspiração, porque o homem tem de realizar-se no relativo, a sua felicidade possível está no relativo, logo na contradição, na luta, numa esperança desesperada", não renegando"essa condição dramática de homem, besta e espírito, egoísmo e entrega generosa" (COELHO, Jacinto do Prado,cit. ibi., p. 72). Na prosa, obras como Bichos, Contos da Montanha e Novos Contos da Montanha marcaram, até aos nossos dias, sucessivas gerações de leitores que aí se deslumbraram com uma fusão entre o homem, o mundo animal e o mundo natural, vazada numa prosa "a um tempo sortílega e enxuta, despegada do efémero,agarrada ao concreto" (cf. MOURÃO-FERREIRA, David - "Miguel Torga e a Respiração do Mundo, ibi., p. 8).
No domínio narrativo, a sua bibliografia contém ainda os seis volumes da ficção de inspiração autobiográfica Criação do Mundo e os dezasseis volumes do Diário, onde compaginam textos de vários géneros, desde os poemas e da reflexão cultural e ideológica, ao testemunho subjetivo de acontecimentos históricos, a notas tomadas nas inúmeras digressões pelo país. A sua bibliografia conta ainda com algumas páginas de intervenção cívica ou de ensaísmo como Fogo Preso ou Traço de União, bem como quatro títulos de teatro. Prevalecendo em qualquer dos géneros que cultivou "uma obsessão metafísica da liberdade" (a expressão é de Jesús Herrero, em Miguel Torga, Poeta Ibérico (cit. Ibi., p. 73), atestada biograficamente, durante a longa ditadura salazarista, por uma rebeldia que lhe valeu a apreensão e interdição de várias obras, bem como a proibição de saída do país e o levantamento de obstáculos ao exercício da sua atividade profissional, para David Mourão-Ferreira (Saudação a Miguel Torga, cit. ibi, p. 75), "O que há [...] de absolutamente invulgar, porventura único, no caso de Miguel Torga é a circunstância de ele ser, cumulativamente, quer como poeta, quer como prosador, um indivíduo inconfundível, um telúrico padrão e um cívico expoente da própria Pátria, um artístico paradigma da língua em que se exprime, um predestinado legatário de valores culturais em permanente abalo sísmico, um atento recetor e um sensível transmissor dos inúmeros problemas - quantos deles talvez indissolúveis - do Homem de todos os quadrantes, ora considerado na moldura dos condicionalismos que o cerceiam, ora ainda mais frequentemente entendido sb specieaeternitatis". É nesta medida que Fernão de Magalhães Gonçalves (Ser e Ler Torga, cit. ibi., p. 76) considera omodo como a obra de Miguel Torga "é progressivamente estruturada por três discursos ou níveis de sentido que evoluem através de fenómenos de divergência e de convergência numa suscitação dialética que põe a nu o movimento das elementares componentes dramáticas da natureza humana: o apelo da transcendência (discurso teológico), o fascínio telúrico (discurso cósmico) e o imperativo da liberdade (discurso sociológico)". Naquele que ainda é um dos mais profundos estudos sobre Miguel Torga, Eduardo Lourenço refere-se, percorrendo os vários níveis da sua matéria poética (incidindo particularmente na relação com o presencismo, na problemática religiosa e no sentimento telúrico que a percorre), a um "desespero humanista" que, partindo da "espécie de indecisão e lutaque nela se trava entre um conteúdo que devia fazer explodir a forma e todavia se consegue moldar nela", "Éhumanista por ser filho da intenção mil vezes expressa na obra de Miguel Torga de confinar a realidade humanaunicamente no Homem e na sua aventura cósmica, embora a presença mesma desse desespero testemunhe que essa intenção não encontra no espírito total do poeta uma estrada luminosa e larga. Como a todos os lugares reais ou ideais em que o homem busca a salvação, conduz a este humanismo [...] a porta estreita de uma agonia pessoal" (LOURENÇO, Eduardo - "O Desespero Humanista em Miguel Torga", in Tempo e Poesia, Porto, editorial Inova, 1974, p. 123). Proposto por duas vezes para Nobel da Literatura (1960 e 1978), a sua obra e a sua personalidade constituíram um referente cultural a nível nacional e internacional, tendo recebido, em vida, os Prémios Montaigne (1981), Camões (1989), Vida Literária (da Associação Portuguesa de Escritores, em 1992), o Prémio de Literatura Écureuil (do Salão do Livro de Bordéus, em 1991) e o Prémio da Associação Internacional deCríticos Literários, em 1994.

sábado, 11 de agosto de 2018

A 11 de Agosto de 1578, morreu Pedro Nunes

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O mais importante matemático da história portuguesa viveu na época dos Descobrimentos. Pedro Nunes foi cosmógrafo do reino, professor de infantes, autor de tratados científicos e criador de instrumentos de navegação. Como o nónio, que apresentamos aqui.
No século XVI, no auge da expansão marítima, a arte de navegar exigia pilotos experientes e cosmógrafos brilhantes. Desenhar mapas precisos e completos, conhecer ventos e as correntes dos oceanos, estudar o movimento dos astros ou calcular latitudes a qualquer hora do dia, eram desafios que os homens dos mares e os homens da ciência, apesar de nem sempre estarem de acordo, enfrentavam juntos. Pedro Nunes (1502-1578) foi o matemático português que solucionou alguns problemas e impôs o seu génio na Europa do Renascimento.
Com estudos universitários feitos em Lisboa e Salamanca, Pedro Nunes era um jovem brilhante formado em medicina, com um atividade multidisciplinar repartida entre a cosmografia e a astronomia, a álgebra e a geometria. Não será por isso de admirar que aos 27 anos fosse nomeado cosmógrafo do rei D. João III e tutor dos príncipes D. Luís e D. Henrique. Em 1547 foi ele o primeiro cosmógrafo-mor, cargo público que voltaria a desempenhar a pedido de D. Sebastião.
Quando foi viver para Coimbra, onde leccionou matemática até aos 60 anos, já a fama de Pedro Nunes no mundo científico estava consolidada em vários estudos e tratados originais. A sua primeira grande invenção terá sido a curva loxodrómica, «a curva que o navio descreve navegando com o mesmo rumo, isto é, mantendo constante o ângulo da direção da proa com o ângulo verdadeiro». Esta curva de rumo foi aplicada por Mercator na cartografia e teve um grande impacto na navegação marítima.
Outra das suas descobertas, de importância maior para a astronomia e para a geometria, está de
scrita na obra “De Crepusculis”, publicada em 1542. Aqui, Pedro Nunes ocupa-se do fenómeno da variação e duração dos crepúsculos, através da meditação, da investigação e da demonstração.
Mas é certo que a criação que mais notabilizou este matemático nascido nas margens do Sado, em Alcácer do Sal, presume-se com origens judaicas, foi a conceção do nónio. É este instrumento de precisão que Henrique Leitão, historiador de ciência, nos apresenta no Museu de Marinha.

A 11 de Agosto de 1897, nasce Enid Blyton, a criadora dos cinco e dos sete.



Uma das autoras de literatura infantil e juvenis mais célebres mundialmente, Enid Blyton estudou para ser professora primária, em Ipswish High School. Mais tarde, apercebeu-se que ser professora não era a sua vocação, por isso começou a escrever. Mas como no início teve dificuldades em encontrar uma editora, não deixou de ser professora. O seu primeiro poema Have You?, foi publicado em 1917 na Nash’s Magazine. O seu primeiro livro Child Whispers, uma coleção de versos, surgiu em 1922. Seguiu-se Real Fairies: Poems (1923), Responsive Singing Games (1923), The Enid Blyton Book of Fairies (1924), Songs of Gladness (1924) e The Zoo Book (1924). Em 1924 casou-se com o editor do departamento de livros da George Newnes, Hugh Pallack. Em 1931 teve a sua primeira filha, Gillion e , 4 anos depois, Imagen. Em 1938, surgiu a primeira grande aventura juvenil The Secret Island, seguiu-se Os Cinco, Os Sete, as séries Mistério e o livro Barney’ Mystery. Durante a Segunda Guerra Mundial, Blyton conseguiu que os seus livros fossem impressos, apesar da censura existente. Em 1940, foram impressos onze livros com o seu nome, incluindo The Secret of Spiggy Holes, Twenty-Minute Tales, Tales of Betsy May e The Children of Cherry Tree Farm. Com o pseudónimo de Mary Pollock, escreveu Three Boys and a Circus e Children of Kidillin. Enid Blyton e o seu marido divorciaram-se em 1942. Passado alguns meses escreveu Os Cinco na Ilha do Tesouro.No ano seguinte, casou novamente, mas agora com Kenneth Waters, e a partir daí começou a escrever mais. Em 1949, Blyton publicou Little Noddy Goes to Toyland, uma história de um pequeno brinquedo que acaba sempre por se envolver em confusões. As vendas excederam as expectativas e outros livros de Noddy com diferentes tamanhos e tipos sucederam-se rapidamente. Entre 1950 e 1960, Blyton foi atacada pela crítica e várias sanções foram impostas aos seus livros devido ao vocabulário limitado, tendo sido lançados, inclusive, rumores de que Blyton não era autora de todos os seus livros. No início dos anos 60, a falta de concentração de Blyton foi acrescida pela doença. Blyton morreu a 28 de Novembro de 1968 em Hampsted. Era capaz de acabar uma aventura dos Cinco com 50 000 palavras numa semana. Foi criticada pelos pedagogos devido aos estereótipos social, racial e sexual. Publicou mais de 600 livros infantis e juvenis. As suas obras foram traduzidas em cerca de 70 línguas e até 1980 foram vendidos mais de 60 milhões volumes. No final de 1990, mais de 300 títulos de Blyton eram ainda impressos, incluindo edições como os Cinco.

11 de Agosto de 1919, é aprovada a Constituição da República do Weimar

A 11 de Agosto de 1654, foi criada a Casa do Infantado

 
A quinta de Queluz fez parte das propriedades da Casa do Infantado

A Casa do Infantado foi criada a 11 de agosto de 1654 por ordem do rei D.João IV (1604-1656), no sentido de assegurar o futuro económico do seu segundo filho, o infante D. Pedro, futuro rei D. Pedro II. Com esta organização, evitavam-se conflitos entre os segundos filhos e os primogénitos com direito ao trono. Até ao seu desaparecimento, o património da Sereníssima Casa do Infantado foi sucessivamente enriquecido. Primitivamente era constituído pelo ducado de Beja, os bens do marquês de Castelo Rodrigo - com a vila de Serpa -, juntamente com os extensos bens do marquês de Vila Real e do duque de Caminha, que tinham sido executados por conspiração contra o rei. D. Afonso VI (1643-1683) acrescentou-lhe 2000 kg de pau-brasil e os rendimentos da sua comercialização. D. Pedro II (1648-1706) ofereceu-lhe importantes comendas, tenças, padroados e mais rendimentos, tendo-a D. João V (1689-1750) enriquecido com bens patrimoniais, como o Palácio da Bemposta. Também o priorado do Crato ficou na sua posse, a partir de1789, segundo autorização papal. O poder da Casa do Infantado era tal no século XVIII que o infante reunia à sua volta uma mini corte e dispunha de um vasto leque de bens fundiários e pecuniários. A Casa do Infantado foi extinta pelo decreto de D. Pedro IV de 18 de maio de 1834, sendo excluídos dos bens nacionais os palácios de Queluz, da Bemposta, do Alfeite, de Samora Correia, de Caxias e de Monteira, que ficaram para residência e recreio da rainha D. Maria II (1819-1853).

A 11 de Agosto de 1966, morreu Mário de Sousa Tavares Chicó




Alice e Mário Chicó


A 18 de Maio de 1905 nasceu, em Beja, Mário de Sousa Tavares, um dos quatro filhos de Manuel Jacinto de Sousa Tavares e Júlia Luísa da Silva. Esta última, fora adoptada ainda menina pelo Eng. Manuel Rodrigues Chicó, natural de Goa, agrónomo das propriedades da Casa de Cadaval, e por sua esposa, D. Rufina da Conceição Guimarães, natural de Évora. O casal Chicó tomou também conta de Mário desde pequeno e este, ao atingir a maioridade, adoptará o seu apelido, assumindo o nome de Mário Tavares Chicó.
   O desconhecimento de tal facto tem levado a que venha a ser-lhe atribuída origem Indo-Portuguesa paterna e materna, e afirmar-se que a sua mãe era Goesa católica*.
   Frequentou os liceus de Beja e Évora, a Escola Agrícola de Coimbra, a Faculdade de Direito e, a Faculdade de Letras de Lisboa, licenciando-se em Ciências Históricas e Filosóficas em1935.
   Em Fevereiro de 1935, publicou numa separata da “Medicina – Revista de Ciências Médicas e Humanismo” um trabalho sobre a catedral de Évora no qual evidenciou o papel da documentação fotográfica no estudo do património.
   Entre 1937 e 1939, com uma bolsa do Instituto de Alta Cultura, frequentou o Instituto de Arte e Arqueologia da Universidade de Paris, e o curso de Arqueologia Medieval na École de Chartres.
   Viajou pela Europa, visitando e estudando a organização de museus e aprofundando o conhecimento do património arquitectónico em diversos países. Ao longo dos seus estudos, foi desenvolvendo o seu método de abordagem da História da Arte através da estética.
   De volta a Portugal, elaborou em 1941 o projecto de adaptação do Palácio da Mitra a Museu da Cidade de Lisboa e a respectiva organização e selecção das colecções a expor. Tomou parte no IV Congresso da Associação Portuguesa para o Progresso das Ciências, realizado no Porto em 1942.
   Nesse mesmo ano de 1942, casou com Maria Alice Lami (1913-2002), Licenciada em Ciências Históricas e Filosóficas pela Faculdade de Letras de Lisboa. 
  
  O ano de 1951 marcou uma viragem da maior importância na vida e nos interesses de Mário Tavares Chicó. Medievalista já com a sua reputação firmada, formado nas melhores escolas e com uma larga visão da arte europeia, Mário Chicó conseguiu nesse ano levar avante um projecto que acalentava há muito — o reconhecimento da arte cristã na Índia, a análise dos seus edifícios e dos seus problemas.
   Aprovado superiormente e com o patrocínio e auxílio dos Ministérios da Educação Nacional, Ultramar e Obras Públicas, o projecto de Mário Chicó concretizou-se em 1951, ano em que chefiou uma missão de reconhecimento e estudo a Goa, Damão e Diu.
   O objectivo era iniciar o estudo pormenorizado da arquitectura cristã e as suas relações com a arte local. Tal iniciativa implicava a recolha de uma abundante documentação fotográfica, quer dos edifícios religiosos, militares e civis erguidos na Índia pelos portugueses, quer dos outros que continuaram tradições locais e cujo número incluía, portanto, os tempos indus e as mesquitas muçulmanas.
   No caso da Índia, Mário Chicó não só estabeleceu imediatamente a relacionação com os edifícios da metrópole, como chamou a atenção para a influência da arquitectura ocidental nos templos indus de Goa.A arquitectura cristã na Índia foi, na verdade, uma revelação que lhe ficamos devendo. Ninguém se debruçara sobre o assunto até então.
    Faleceu em Lisboa, a 11 de Agosto de 1966.
   O acervo documental de Mário Tavares Chicó e Maria Alice Lami Chicó (1913-2002), conservado por seus filhos Henrique e Sílvia Chicó, encontra-se depositado na Fundação Mário Soares.

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

10 de Agosto de 1912, nasce Jorge Amado



Jorge Amado nasceu a 10 de Agosto de 1912, na fazenda Auricídia, no distrito de Ferradas, município de Itabuna, sul do Estado da Bahia. Filho do fazendeiro de cacau João Amado de Faria e de Eulália Leal Amado.
Com um ano de idade, foi para Ilhéus, onde passou a infância. Fez os estudos secundários no Colégio António Vieira e no Ginásio Ipiranga, em Salvador. Neste período, começou a trabalhar em jornais e a participar da vida literária, sendo um dos fundadores da Academia dos Rebeldes.
Publicou o seu primeiro romance, O país do carnaval, em 1931. Casou-se em 1933, com Matilde Garcia Rosa, com quem teve uma filha, Lila. Nesse ano publicou seu segundo romance, Cacau.
Formou-se pela Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro, em 1935. Militante comunista, foi obrigado a exilar-se na Argentina e no Uruguai entre 1941 e 1942, período em que fez longa viagem pela América Latina. Ao voltar, em 1944, separou-se de Matilde Garcia Rosa.
Em 1945, foi eleito membro da Assembleia Nacional Constituinte, na legenda do Partido Comunista Brasileiro (PCB), tendo sido o deputado federal mais votado do Estado de São Paulo. Jorge Amado foi o autor da lei, ainda hoje em vigor, que assegura o direito à liberdade de culto religioso. Nesse mesmo ano, casou-se com Zélia Gattai.
Em 1947, ano do nascimento de João Jorge, primeiro filho do casal, o PCB foi foi declarado ilegal e os seus membros perseguidos e presos. Jorge Amado teve que se exilar com a família em França, onde ficou até 1950, quando foi expulso. Entre 1950 e 1952, viveu em Praga, onde nasceu a sua filha Paloma.
De volta ao Brasil, Jorge Amado afastou-se, em 1955, da militância política, sem, no entanto, deixar os quadros do Partido Comunista. Dedicou-se, a partir de então, inteiramente à literatura. Foi eleito, a 6 de Abril de 1961, para a cadeira de número 23, da Academia Brasileira de Letras, que tem por patrono José de Alencar e por primeiro ocupante Machado de Assis.
A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba em várias partes do Brasil. Os seus livros foram traduzidos para 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em formato de audiolivro.
Jorge Amado morreu em Salvador, no dia 6 de Agosto de 2001. Foi cremado conforme o seu desejo, e as cinzas foram enterradas no jardim da sua residência na Rua Alagoinhas, no dia em que completaria 89 anos.
A obra de Jorge Amado mereceu diversos prémios nacionais e internacionais, entre os quais destacam-se: Estaline da Paz (União Soviética, 1951), Latinidade (França, 1971), Nonino (Itália, 1982), Dimitrov (Bulgária, 1989), Pablo Neruda (Rússia, 1989), Etruria de Literatura (Itália, 1989), Cino Del Duca (França, 1990), Mediterrâneo (Itália, 1990), Vitaliano Brancatti (Itália, 1995), Luis de Camões (Brasil, Portugal, 1995), Jabuti (Brasil, 1959, 1995) e Ministério da Cultura (Brasil, 1997).
Recebeu títulos de Comendador e de Grande Oficial, nas ordens da Venezuela, França, Espanha, Portugal, Chile e Argentina; além de ter sido feito Doutor Honoris Causa em 10 universidades, no Brasil, na Itália, na França, em Portugal e em Israel. O título de Doutor pela Sorbonne, na França, foi o último que recebeu pessoalmente, em 1998, na sua última viagem a Paris, quando já estava doente.Jorge Amado orgulhava-se do título de Obá, posto civil que exercia no Ilê Axé Opô Afonjá, na Bahia.

A 10 de Agosto de 1881, é descoberta a lâmpada incandescente

A 10 de Agosto de 1793, é inaugurado o Museu do Louvre

10 de Agosto de 1897, nasceu em Lisboa Reinaldo Ferreira, conhecido por Repórter X




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Repórter X, de seu verdadeiro nome Reinaldo Ferreira, repórter, jornalista, dramaturgo e realizador de cinema português, nasceu em Lisboa no dia 10 de Agosto de 1897. Morreu na mesma cidade em 4 de Outubro de 1935.
Em 1917, com dezanove anos, arrepiou os lisboetas com um crime, tão tenebroso quanto inexistente, na Rua Saraiva de Carvalho, que metia malfeitores encapuçados, um presumível cadáver e um vilão, apropriadamente designado como o homem dos olhos tortos. A história veio a lume n’ “O Século”, em forma de cartas enviadas «por um desconhecido», que assinava Gil Goes. A coisa atingiu tais proporções que o jornal achou prudente revelar o embuste. Mas o folhetim, finalmente assumido como ficção, prosseguiu até ao seu desenlace e não tardou a transformar-se em livro - “O Mistério da Rua Saraiva de Carvalho”, que José Leitão de Barros tentou mesmo adaptar ao cinema com o título “O Homem dos Olhos Tortos”. A Cinemateca Nacional conserva ainda mil metros de película rodados para este abortado projecto.
Escassos meses após ter encerrado as aventuras de Gil Goes, Reinaldo Ferreira publicou em “A Manhã” (Março de 1918), um “inquérito à mendicidade”. Fez-se fotografar mal barbeado e andrajoso, de mão estendida, e o público convenceu-se de que o repórter fizera, de facto, vida de mendigo. Mas, salvo o retrato, era tudo inventado, incluindo os 47 centavos que lhe teria rendido esta incursão na indigência.
Nesse mesmo ano, voltou à carga em “O Século” com o suposto assassinato de uma estrangeira, perpetrado pelo marido numa pensão de Lisboa. Desta vez, auxiliado por Stuart Carvalhais, foi ao ponto de pôr um quarto da dita pensão em pantanas e de espalhar sangue de galinha pelo aposento. A encerrar o ano de 1918, “recolhe” as últimas palavras do presidente Sidónio Pais, assassinado na Estação do Rossio: «Morro eu, mas salva-se a Pátria. Morro bem.». A verdade é que não presenciou o sucedido, em virtude de ter chegado tarde para a reportagem prevista e, ao que parece, o estadista tombou sem ter tido tempo de dizer fosse o que fosse, uma vez que foi atingido num pulmão e, consequentemente, não conseguia falar.
Já casado com Lucília Ferreira, de quem depois procurará debalde divorciar-se, e sendo pai de uma filha, Reinaldo Ferreira parte em 1920 para Paris, ao serviço da filial francesa da Agência Americana, que fora fundada pelo escritor brasileiro Olavo Bilac. No final do ano seguinte, já deixara esta empresa e radicara-se em Barcelona com a família, incluindo a mãe, que o pai abandonara.
Com a subida ao poder de Primo de Rivera, o jornalista regressa a Portugal, mas não sem antes enviar de Barcelona uma crónica à imprensa de Lisboa, atacando o ditador. Assinou o artigo com o seu próprio nome, mas um amigo fez-lhe ver que poderia sofrer represálias. Prudente, Reinaldo escreveu por cima “Repórter”. Todavia, por um desses acasos do destino, o tipógrafo que recebeu a peça viu um “x” no que não era mais do que o rabisco final da mal-escondida assinatura. Nascia, assim, o Repórter X.
Já empregado no “ABC”, o jornal enviou-o à Rússia, em 1925, para acompanhar a luta intestina desencadeada após a morte de Lenine. De Paris, onde terá experimentado pela primeira vez a morfina, Reinaldo informa que lhe está a ser difícil conseguir um visto, mas vai mandando trabalho, designadamente uma entrevista forjada a Conan Doyle. Finalmente, começam a chegar as crónicas de Moscovo, onde o jornalista passa a vida a tropeçar em portugueses, desde o “porteiro” do Kremlin ao homem que embalsamou Lenine. A convicção de um seu biógrafo é a de que o nosso repórter nunca pôs os pés na Rússia e que se limitou a ficar em Paris, aguardando os artigos de Henri Béraud, que para lá fora destacado pelo “Le Journal”.
Em 1926, está de novo em Portugal, fixando-se então no Porto e escrevendo simultaneamente para o “ABC” e para “O Primeiro de Janeiro”. Também se encontra colaboração da sua autoria no semanário “O Domingo Ilustrado” (1925/27), bem como na revista “Ilustração”.
Foi em Março desse ano que ocorreu em Lisboa o célebre assassinato da corista Maria Alves, estrangulada num táxi e lançada morta para uma sarjeta. Baseando-se em anteriores crimes congéneres e na intriga de um romance espanhol, Reinaldo aventa nos jornais que o culpado é o ex-empresário da vítima, Augusto Gomes. E o espantoso é que acertou.
Aproveitando mais este sucesso do então já famoso Repórter X, o “Janeiro” publica-lhe o folhetim “O Táxi nº 9297”, que será depois publicado em livro, levado ao palco e adaptado ao cinema e realizado pelo próprio Reinaldo Ferreira. Já em 1924, vira adaptada ao cinema, em Espanha, a novela “El Botones del Ritz”.
Abandonado por Lucília em 1928, Reinaldo passou a viver, no ano seguinte, com Carmen Cal, ainda aparentada com a família portuense dos advogados Cal Brandão. Continua, entretanto, a trabalhar no “Janeiro”, onde congeminaria a mais inverosímil das suas “reinaldices” - uma alegada campanha alemã, para desacreditar a moeda inglesa, produzia libras de louça. O pior é que envolveu na trama o banqueiro Francisco Borges, do Banco Borges & Irmão, e a coisa, naturalmente, deu para o torto. Foi despedido do diário portuense, que ainda assim voltaria mais tarde a empregá-lo. Fundou vários jornais de pouca duração, até que, em 1930, financiado por um irmão, lançou em Lisboa o “Repórter X”, que durará até 1933. A chefia da redacção foi confiada a Mário Domingues, que fora seu condiscípulo no Colégio Francês e que não tarda a abandonar o projecto para fundar “O Detective”, onde denunciará, aliás, algumas das “reinaldices”.
De novo no Porto, Reinaldo Ferreira é internado, em finais de 1932, para uma cura de desintoxicação. Escassos meses depois, decide confessar a sua morfinomania nas páginas do “Repórter X”, dando também à estampa o primeiro volume das “Memórias de um ex-morfinómaníaco”.
No final da vida, ainda lançou os efémeros jornais “A Reportagem da Semana” e o “X”, mas - regressado à dependência da morfina - separou-se em 1935 de Carmen - de quem tivera um filho - e, em Outubro desse ano, morre em Lisboa, num prédio do actual Largo de São Carlos.
Além das suas reportagens e de fascinantes visões futuristas do Porto e Lisboa no ano 2000, Reinaldo Ferreira deixou ainda uma quantidade assombrosa de novelas, sobretudo policiais e de espionagem, e várias peças de teatro.
Se como jornalista, e não obstante os seus múltiplos talentos, Reinaldo Ferreira merece óbvias reservas, já a sua inspiração torrencial faz dele uma das mais fascinantes figuras portuguesas da primeira metade do século XX.

Capela do Sr. da Pedra, Gaia, Portugal.



A praia do Senhor da Pedra, em Miramar, tem como principal marca a curiosa capela setecentista do Senhor da Pedra, erguida nuns rochedos à beira-mar. Como explica uma placa na parede exterior do templo, ali, antes de haver templo cristão houve altares pagãos. Para o interior estende-se uma nova alameda, ladeada por restaurantes e esplanadas.

Conselho do dia 10/08/2018